Wikipedia é um dos melhores exemplos de esforço colaborativo na rede, já que é um dos primeiros sites visitados pelos usuários que desejam obter conhecimento com respeito a qualquer tema. E em 2017, Bitcoin se converteu num dos temas mais consultados nesta página web, demonstrando assim o auge que teve o tema das criptomoedas durante o ano passado.

Entre os 50 termos mais consultados em Wikipedia, o nome da criptomoeda Bitcoin figurou no posto número nove, conforme assinala o relatório anual que foi publicado nesta semana pela autodenominada “enciclopédia livre”. O top 50 foi realizado com dados brutos da página West.andrew.g e incluiu temas em maior medida relacionados com o entretenimento e a política. Foi comentado por sete colaboradores.

Conforme descreve o usuário JFG, Bitcoin tem enlouquecido a muitos “aventureiros”, pelo que se tem convertido em “o bem mais especulativo de todos os tempos”:

Estranhamente, ainda que se possa comprar ouro hoje e se esqueça dele até que teus bisnetos o retirem, o muito publicitado “futuro do dinheiro” se converteu no ativo intangível mais especulativo de todos os tempos, ao mesmo tempo que resulta totalmente inadequado (sic) como meio de pagamento. Ainda assim, em 2017 ao menos, bitcoin teria sido um melhor investimento que as acções de Tesla.

Wikipedia

Bitcoin compartilhou sua popularidade com, entre outros, as mortes ocorridas durante o ano, artigos sobre o presidente dos Estados Unidos, a Rainha Isabel II, a lista de filmes de Bollywood, o filme Por 13 razões (13 reasons why, em seu idioma original), e dois artigos sobre a popular série de televisão Jogo de Tronos.

Assim mesmo, neste relatório se faz uma piscada aos leitores, assinalando que Bitcoin é mais “borbulhante que os tulipas”, fazendo referência às constantes acusações de que a criptomoeda e sua alta volatilidade repetem o esquema de uma bolha financeira, especialmente a que se viveu nos Países Baixos no século XVII, quando os bulbos da tulipa alcançaram preços descomunais, num fenómeno conhecida como Mania das Tulipas.

Wikipedia foi criada no ano 2001 por Larry Sanger e Jimmy Wales. Este último advertiu, numa entrevista realizada no mês de outubro do ano passado, que a maioria das Ofertas Iniciais de Moeda (ICO) são fraudes, graças à falta de regulação em torno a estes esquemas de investimento e as grandes somas de dinheiro que se têm controlado devido a elas.

Na atualidade, Wikipedia está disponível em 288 idiomas, graças a pessoas de todo o mundo que têm redigido mais de 46 milhões de artigos. Seu esquema de financiamento, conforme indica a página oficial, está baseado estritamente em doações dos usuários.

 

Imagem Destacada por peshkov / stock.adobe.com

Traduzido de: CriptoNoticias