Um dos forks  anunciados para a rede Bitcoin, Bitcoin Diamond, tem sido acusado de ser uma potencial fraude. Já que não tem uma blockchain e nenhum código próprio. Alguns atores do ecossistema têm alertado sobre os perigos que supõe para os usuários confiar em esse token.

Bitcoin Diamond (BCD) é uma bifurcação de Bitcoin que se produz trás o minado do bloco 495866, gerando uma nova cadeia. Apesar de prometer blocos do 8MB e uma melhora considerável do tempo de execução das transações, o projecto tem uma série de irregularidades, especialmente em suas redes sociais.

Sua conta em Twitter apenas se criou em novembro, não tem canal de Slack -rede muito popular entre os desenvolvedores e programadores do mundo criptográfico-  e o canal do Telegram contém so piadas, nenhuma informação seria sobre a moeda.

Em um post publicado em Medium por Bitcoinblooddiamond se detalham algumas das irregularidades. Por exemplo, o domínio do Bitcoin Diamond, btcd.oi foi criado nos começos do novembro e a casa de câmbio EXX.com listou o token na oferta de moedas intercambiáveis e iniciou operações no começo de novembro. O fork ocorreu o 24 de novembro, o que gera mais suspeição. Pareceria que a casa de câmbio foi criada exclusivamente para essa moeda, como uma forma de convençer a outras casas de câmbio e carteiras de listar o token.

bitcoiner-comunidade
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

bitcoiner-comunidade
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
Detalhes sobre a criação do domínio Bitcoin Diamond.

Por se fosse pouco o equipo responsável do Bitcoin Diamond se mantém no anonimato: ‘Evey’ e ‘007’  são os nomes que aparecem publicados em sua site, mas não tem informação sobre eles, nem sequer no repositório informático GitHub, e não têm um código-fonte publicado. A oferta de adjudicação das moedas é sumamente chamativa: cada BTC que tenha o usuário em uma chave privada será igual a 10 BCD.

Apesar de que se tem anunciado que algumas wallet suportarão BTD, BitGo, que foi mencionada, desmentiu esta informação através de sua conta oficial da rede social Twitter. “Apesar do uso não autorizado da nossa marca e logotipo em seu site web, @BigGo não tem afiliação com BitcoinDiamond. Nunca temos falado com eles e recomendamos precaução”, escreveu a equipe do BitGo.

  Não há blockchain e código para Bitcoin Diamond. É uma fraude desenhada para roubar as suas Bitcoins. Se você tem Bitcoin Diamonds vendê-los de imediato. Você está sustentando diamantes de sangue Bitcoin. Bitcoinblooddiamond

MediumMedium

Uma das acusações mais directas foi a de Ledger, a reconhecida carteira fria. De acordo com uma publicação através do seu Twitter, Bitcoin Diamond se trata de uma fraude: “ADVERTÈNCIA DE FRAUDE: vários sites afirmam que pode coletar Bitcoin Diamond. Eles roubarão teus ativos. Nunca ingresse  sua mnemotécnica em um site web de um terceiro”, publicaram através da conta @LedgerHQ.

Inclusive Jameson Lopp opinou sobre o tema, assegurando que nenhuma das moedas produzidas por forks são o verdadeiro Bitcoin. “Não acho que Bitcoin Cash, Bitcoin Gold, Bitcoin Diamond, Bitcoin Red ou qualquer outra minoria sejam do Bitcoin. Mas concedo que outras pessoas podem crer que o são”, escriveu o desenvolvedor através da sua conta na rede social Twitter.

 

 

Traduzido de: CriptoNoticias