Este 11 de março, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos (OFAC) sancionou o banco Evrofinance Mosnarbank por estabelecer negócios com o “regime ilegítimo” de Nicolás Maduro, incluindo a comercialização do criptoativo venezuelano Petro.

De acordo com o comunicado publicado pela OFAC, Evrofinance Mosnarbank, serviu como a principal instituição financeira “disposta a financiar o Petro” e foi o banco comercial que processou a compra das primeiras unidades de Petro no primeiro semestre de 2018.  Com essas ações, em maio daquele ano, a Envrofinance se tornou na primeira instituição financeira em desafiar as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos no final de 2017.

Os primeiros investidores do Petro foram convidados a comprar a criptomoeda ao transferir fundos a uma conta do governo venezuelano em Envrofinance.

Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos (OFAC)

A partir desta semana, todos os ativos do banco que se encontrem nos Estados Unidos serão bloqueados. A OFAC também afirmou que a participação do Evrofinance no financiamento do Petro demostra “a esperança de Maduro de que o Petro permita a Venezuela eludir às sanções financeiras de Estados Unidos”.

No entanto, a construção, o uso e o suporte técnico do Petro, que foi decretado como criptoativo nacional, seguem sem estar clara, pois atualmente não se conhece a existência de moedeiros ou usuários que o intercambiem. De fato, os venezuelanos parecem preferir utilizar bitcoin para atenuar a crise econômica que atravessa a nação sul-americana.

49% das ações do banco comercial Envrofinance, um dos mais importantes da Rússia, pertencem ao governo da Venezuela. Elas foram compradas durante o último mandato presidencial de Hugo Chávez em 2011, em nome do Fundo Nacional para o Desenvolvimento Nacional, conforme relatou The Washington Post e assinalou o Departamento do Tesouro estadunidense.

 

Imagem destacada por evgenii / Stock.adobe.com

Traduzido de: CriptoNoticias