Um galês especialista em informática no ano 2013 descartou um computador com 7500 bitcoins e agora se encontra oferecendo uma porcentagem de sua fortuna ao Conselho da Cidade se eles o ajudam a encontrá-lo.

James Howells, de 32 anos atualmente, começou a minar bitcoins no ano 2009, quando a tecnologia se encontrava em sua fase inicial. Ele conseguiu uma quantidade que no dia de hoje, com o bitcoin a 11.849 dólares conforme CoinMarketCap, está valorizada em $88.867.500. Ele promete o 10% desse montante ao Conselho Municipal se o ajudam escavar no lixão da cidade para encontrar seu computador, onde ele manteve a chave privada para acessar aos bitcoins.

Em 2013, ano em que Howells descartou acidentalmente seu computador portátil, o mercado de criptoativos sofreu uma bolha, já que a casa de câmbio MtGox, que gerenciava o 70% da disponibilidade de bitcoins para o momento, desapareceu uma grande quantidade de dinheiro e se declarou em falência no ano seguinte.

Naquela época, o galês especialista em informática decidiu livrar-se de tudo o seu equipamento para minar, sem precatar-se de que estava incluída a laptop onde tinha a chave privada dos fundos. Ele especula que ainda pode recuperar o disco rígido se ele escava a fundoo lixão Docks Way de Newport. Para isso, conta com um grupo de investidores que se encontram interessados em ajudá-lo:

Quero tentar identificar a localização e a profundidade onde a unidade foi descartada em função das datas em que se descartou. Isto ajudaria a reduzir consideravelmente a área de pesquisa e não afetaria as operações em progresso de nenhuma maneira.

Tenho investidores que estão dispostos a correr o risco, inclusive até o ponto de pôr o dinheiro em um esquema de “bônus” para que o conselho tenha cobertura financeira se arruinamos.

James Howells

Especialista informático

Não obstante, esta é uma empresa bastante difícil, já que deve escavar-se em cinco anos de lixo acumulado (contém ao redor de 350.000 toneladas de resíduos e anualmente se depositam 50.000 toneladas) o que pode liberar gases muito tóxicos que poderiam em perigo a vida dos trabalhadores e do mesmo Howells. Inclusive poderia liberar sustâncias que afetariam notavelmente ao meio ambiente, por o que as autoridades se têm negado em múltiplas ocasiões a conceder a permissão.

A seção da lixeira de HWRC (Centro de Reciclagem de Resíduos Domésticos) não é acessível ao público já que é uma instalação de alto risco com condições que incluem segurança e prevenção do aceso ilegal á instalação regulada por NRW (National Resources Wales), portanto, os caçadores do tesouro estariam cometendo um delito se entraram ao sitio.

Conselho Municipal de Newport

Os membros do Conselho Municipal de Newport alegam que, de acordo seus especialistas, mesmo que o computador perdido fosse encontrado, seu disco rígido poderia ter sofrido corrosão galvânica significativa, o que poderia deixá-lo irrecuperável.

Traduzido de: CriptoNoticias