De repente, toda a governança é feita por blockchain, algo que é distribuído, está em todo o mundo, está gerenciando quase todas as coisas que devem ser governadas. Então, o que acontecerá com todos esses governos individuais quando você e eu pudermos mudar de país em país e possamos comunicar-nos através das fronteiras sem problemas? O que acontecerá com todas essas pessoas que querem manter-nos sob seu controle? Eu acho que terão que deixar de pensar “tenho controle sob tudo o que provejo” e começar a pensar como faço para que você venha a meu país? Os governos terão que começar a pensar como nos proveem melhores serviços, pois seremos os clientes dos governos.

Tim Draper

Investidor de risco

Estas foram as palavras do investidor de risco norte-americano Tim Draper – reconhecido no ecossistema por seu gosto pela blockchain e as criptomoedas-durante sua apresentação o dia de hoje em Espaço Bitcoin, lugar de encontro para bitcoiners impulsionado pela ONG Bitcoin Argentina em Buenos Aires.

O investidor levantou sua perspectiva sobre a transformação profunda que suscitará a tecnologia blockchain em nossa vida cotidiana e na organização de nossa sociedade, sobre tudo a nível governamental.

Para Draper, atualmente os governos do mundo sofrem gravemente de ineficiência e desigualdade no tratamento de seus cidadãos, o qual tem sua origem em que a gestão das competências governamentais estão em mãos de homens tanto prática como moralmente, pois esses homens podem ser presa tanto de erros por descuido, como de corrupção em procura de beneficio particular, cometendo injustiças com o resto dos seus cidadãos.

trader-bitcoin-Tim-Draper
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

trader-bitcoin-Tim-Draper
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
Tim Draper fala sobre criptomoedas em Espaço Bitcoin.

 

Diante desse cenário, o investidor norte-americano afirma que “blockchain é completamente justa. Com blockchain podes manter melhor registo de identidade, saúde, amigos. Os governos podem prover seguros de saúde. Os governos podem prover atenção. E você será tratado de formar justa, você será tratado igualmente como qualquer outro cidadão em seu país”.

 

Já anteriormente Drapper tem afirmado que Bitcoin, longe de ser uma bolha como muitos de seus colegas no mundo financeiro asseguram, é uma transformação social iniludível. Durante sua apresentação estabeleceu que os governos terão que migrar cada vez com maior celeridade para o digital, tal como Estônia já tem começado a fazer, país do qual reconhece com orgulho ser seu quarto residente virtual.

 

 

Se os governos do mundo basearem todos os seus registros e competências em uma tecnologia descentralizada como blockchain, os cidadãos não terão que estar vinculados a um governo ou outro, senão que “poderão receber sua segurança social de Chile ou obter sua educação de Rússia”, assomando a possibilidade de que se um governo não funciona, seja imediatamente mudado o seus cidadãos migram para outro país.

Os governos terão uma opção. Dizer “somos um governos livre e aceitamos bitcoin como moeda corrente” ou podem ser como Coréia e proibir as ICO.

Tim Draper

Investidor de risco

Draper, que foi reconhecido no seu momento por participar na Oferta Inicial de Moedas de Tezos, assumindo o título de primeiro investidor de risco em participar em uma ICO, aproveito a apresentação para assegurar que este novo método de financiamento supõe um enorme impulso para os startups que procuram promover seus projetos, mas não contam com os recursos necessários para fazê-lo. Através das ICO, os membros de uma equipe podem obter capital por parte de investidores em qualquer parte do mundo sem a intermediação de bancos de inversão e sem ter que atravessar o pesado processo regulatório que as arrecadações tradicionais geralmente trazem.

Mais adiante ele comentou sobre como a tecnologia blockchain aprofunda a revolução digital que começou em nossa era com o nascimento da Internet, mergulhando agora no âmbito comercial da mão das criptomoedas. Igualmente, ele destacou o potencial dos contratos inteligentes para otimizar a efetividade das negociações, reduzindo a necessidade de intermediários tais como advogados e agentes de aduaneiras, para citar alguns. Mesmo assim, parece que para Draper a mudança mais importante que a tecnologia blockchain trará a nossas vidas quando sua adoção seja massiva está focada no âmbito governamental.

Se a governança é realizada através da blockchain, isso significa que seus impostos se reduziram porque haverá menos pessoas trabalhando para o governo e mais gente trabalhando para a produtividade.

Tim Draper

Investidor de Risco

Draper tem muita certeza da virada que supõe blockchain para a maneira em que organizamos nossa vida cotidiana. A tal ponto que assegura que “Se em cinco anos você vai para a Starbucks e intentas pagar com fiat, seguramente se riram de você”, lembrando aquela oportunidade em que afirmou que em cinco anos o dinheiro fiat se tornaria obsoleto graças á influência das moedas digitais.

Para Draper cada um dos adotantes desta tecnologia em suas distintas apresentações seja em criptomoedas, contratos inteligentes, ICO ou blockchain para governança – está impulsionando uma mudança a nível mundial que será imparável para nenhum governo. Neste marco, ele encerrou seu discurso afirmando que “se a teu governo não gosta do Bitcoin, então troca para outro”.

 

Traduzido de: CriptoNoticias.