Os bancos centrais da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos estão trabalhando juntos em um piloto de pagamentos transfronteiriços baseados em criptomoedas. O projeto foi revelado por um funcionário superior dos Emirados que ofereceu alguns detalhes sobre essa iniciativa.

Conforme a mídia local, o governador do banco central dos Emirados Árabes Unidos, Mubarak Rashid al-Mansouri, informou sobre a iniciativa em uma reunião do Fundo Monetário Árabe (AMF). Este seria o primeiro projeto desta natureza na região, de acordo com al-Mansouri.

Esta é a primeira vez que as autoridades monetárias de dois países cooperam para utilizar a tecnologia blockchain.

Mubarak Rashid al-Mansouri

Para o executivo trata-se da “digitalização do que já fazemos entre os bancos centrais e os bancos”. Assim, o projeto implicaria só transações entre as duas instituições e não um serviço para pessoas jurídicas.

As operações serão registradas utilizando a tecnologia de contabilidade distribuída, embora não seja clara qual plataforma será utilizada para isso. Conforme explicou o funcionário do Banco dos Emirados, o projeto ainda está em sua fase inicial e não se tem estabelecido uma data para lançar a moeda digital conjunta.

Até agora, nem o governo nem o Banco Central da Arábia Saudita tem publicado informação sobre suas investigações e projetos relacionados com blockchain e os criptoativos.

No entanto, Emirados Árabes Unidos é sede do Global Blockchain Council de Dubai e já tem um bom número de projetos blockchain. Igualmente, algumas instituições financeiras têm explorado os usos da tecnologia de contabilidade distribuída na região. Uma delas é o banco Emirates NBD, que está desenvolvendo um serviço baseado em blockchain para validar cheques bancários.

Embora tanto a Arábia como os Emirados tenha se mostrado relutantes em quanto á adoção de Bitcoin, este projeto demostra sua confiança na adoção das criptomoedas para a solução deste tipo de operações transfronteiriças. Países como Reino Unido Japão ou Alemanha têm iniciado investigações para desenvolver projetos similares.

Traduzido de: CriptoNoticias