ProtonMail, um serviço de correio eletrônico que aponta á segurança e privacidade dos dados de seus usuários, por meio de um sistema criptografado, está aceitando Bitcoin como método de pagamento oficial.

A notícia sobre a nova implementação de ProtonMail, com sede em Suíça, se deu a conhecer recentemente em sua pagina web. ProtonMail, com sua versão 3.11, que inclui tradução ao espanhol, permite aos seus usuários pagar por os serviços Premium com Bitcoin de maneira transparente e rápida, com uma interface fácil de usar. O sistema de pagamento foi projetado para que as transações com bitcoins se tornem automaticamente em créditos de ProtonMail, e estes possam utilizar-se para pagar faturas relacionadas com o serviço ou atualizações.

Além de melhorar o armazenamento de dados confidenciais, ressalta que um serviço de correio eletrônico como o que propõe ProtonMail, pode aumentar a seguridade ao usar as carteiras digitais ou casas de câmbio Bitcoin.

Anteriormente, o ProtonMail havia aproveitado as vantagens de Bitcoin quando em 2014 Paypal não lhe permitiu ter acesso aos 251.721 dólares coletados de doações á conta, e a criptomoeda foi o que lhe permitiu seguir adiante em seus inicios, então seu interesse em ela e a tecnologia blockchain não é novo; inclusive, como motivo desta implementação assinalaram que estas tecnologias:

(…) potencializam os mesmos princípios que nos inspiraram a criar ProtonMail. Estes são os princípios de liberdade, privacidade e um ecossistema de Internet onde todos têm oportunidades iguais de prosperar, livres de muitas construções artificiais que controlam o comércio hoje em dia. ProtonMail

Além disso, com o crescimento na adoção de Bitcoin e demais criptomoedas acreditam que tendo boa parte de seus rendimentos com estes métodos poderiam reduzir riscos com o seu negocio em caso de falhas com métodos tradicionais, como já ocorreu com Paypal. E também, em geral devido a que na indústria financeira centralizada o congelamento de contas e hackeos são cada vez mais comuns.

Convém destacar, que este serviço de correio eletrônico já aceitava bitcoins, embora não de forma oficial, já que o sistema era manual e tinham que confirmar as transações com a sua direção de doações.  Assim, o crescimento de Bitcoin foi o que os obrigou a implementar um sistema automatizado e adotá-lo oficialmente. De fato, para o momento em que se escreve este artigo, o preço de Bitcoin é cerca dos $ 4000 dólares.

Como dado curioso, ainda convém mencionar que a ideia deste serviço de correio eletrônico seguro e privado, surgiu das revelações sobre a vigilância massiva estadunidense, por parte do ex-trabalhador da CIA Edward Snowden. Por outra parte, em 2015, ProtonMail foi vitima de um ataque de denegação de serviço distribuído (DDoS) que também afetou outras plataformas de correio eletrônico como Hushmail, Runbox, VFEMail e Zoho. Destes, o único que pagou o resgate em bitcoins solicitado pelos atacantes foi ProtonMail.

Finalmente, em quanto aos seus planos do futuro, o ProtonMail planeja adicionar mais opções e criptoativos e convidam a comunidade para informa-lhes sobre o que eles desejam através das redes sociais.

Traduzido de: CriptoNoticias