Recentemente, surgiu um novo papel branco de Ethereum que poderia mudar a dinâmica com a que na atualidade as Ofertas Iniciais de Moeda (ICO) são realizadas.

O fundador de Ethereum, Vitalik Buterin, juntamente com Jason Teutsch, fundador da plataforma de contratos inteligentes TrueBit, publicaram um livro branco intitulado Interactive Coin Offerings (Ofertas Iniciais de Moedas Interativas) com uma proposta para revolucionar a maneira em que são feitas as ICO, em principio, com a tecnologia de contratos inteligentes de Ethereum.

A proposta consiste em utilizar a tecnologia dos contratos inteligentes para que os usuários possam monitorar o devir da oferta e atuar em consequência com as ações de outros usuários, podendo entrar e sair da ICO a conveniência, uma vez que tenham acesso á avaliação do leilão.

No entanto, isso não o realizará o usuário à vontade, dado que poderia apresentar um problema para aqueles investidores menos experimentados. O monitoramento do desenvolvimento dos leilões se pretende alcançar fazendo que cada usuário, além de sua oferta, apresente uma tabela de valorização que fará que o contrato inteligente retire de forma automática e constante as ofertas de acordo as tabelas de valorização e as ofertas mínimas por token que se apresentem continuamente.

Jason Teutsch explicou em sua página Medium que:

Podemos construir um protocolo crowdsale de modo que, se cada participante especifica uma quantidade de compra desejada em cada valorização, então o ultimo custo por token, o universal, respeito á proporção de porcentagem de venda satisfaz a todos os compradores.

Jason Teutsch

Fundador, TrueBit

No passado se tem visto como algumas ICO receberam tanta atenção que algumas acabaram inclusive antes da data em que estava pautada sua segunda ronda, como sucedeu no caso da ICO realizada por OmiseGo no mês de junho deste ano, por exemplo. E outras em que nem mesmo se leva a cabo a primeira ronda e terminam antes de ser lançadas. Isto se converte em um grande inconveniente para todos os usuários, devido a que a má distribuição que se dá nos leilões, faz que a balança se incline a favor de aqueles usuários que possuem grandes quantidades de dinheiro (como as grandes companhias do ecossistema) e os usuários com pequeno capital (o cidadão médio) fiquem por fora.

Essa má distribuição vai contra do princípio de descentralização da blockchain. Por o que os desenvolvedores, não só os de Ethereum, procuram constantemente ferramentas que permitam alcançar uma distribuição equitativa das fichas para todos os ofertantes, por o que ao respeito, no referido livro branco escrito por Buterin e Teutsh pode ler-se:

Nossa construção interativa tem como objetivo estabelecer um equilíbrio de compra, no que as quantidades tenham uma montante que seja satisfatória para todos os compradores de uma maneira uniforme.

Ofertas de Moeda Interativas

A comunidade fica atenta à como se implementará este sistema de ICO interativas que conta com o suporte do criador de Ethereum, e se efetivamente alcançará com este sistema uma justa distribuição dos tokens, porque de ser assim, isto constituiria uma nova era para as ofertas Iniciais de Moedas.

Traduzido de: CriptoNoticias