Dnata (Associação Nacional do Transporte Aéreo de Dubai), juntamente com a IBM e outras companhias, têm desenvolvido uma plataforma blockchain para monitorar de perto os serviços de transporte de carga que oferece a companhia aérea.

Da mão com IBM- uma das principais companhias de tecnologia do mundo interessadas na blockchain-, Emirates Innovation Lab e Flydubai Cargo, outra companhia aérea governamental que opera em Dubai, Dnata anunciou em sua página web que realizou com sucesso uma prova de conceito (PoC) para a aplicação de uma plataforma blockchain que se encarregará de fazer seguimento a toda a cadeia de suprimento das cargas que transporta para mais de 70 países ao redor do mundo.

A cadeia de suprimento tem sido uma das principais aplicações que tem a blockchain, já que utilizando esta tecnologia, pode rastrear-se ponto a ponto todo o trajeto da mercadoria transportada que chega a seu usuário final. Isto também pode aplicar-se aos serviços aéreos para transporte de carga, pois é importante monitorar os movimentos de cada pacote para assegurar uma entrega efetiva e garantir a segurança, comodidade e pontualidade dos serviços.

Ademais, a tecnologia de contabilidade distribuída aplicada aos serviços de carga aéreos permitirá otimizar e diminuir consideravelmente os custos de entrega da mercadoria, ao suprimir os intermediários necessários para certificar o recebimento  da mercadoria nos distintos pontos que transita o envio , o que envolve uma dificultosa quantidade de documentos administrativos.

A este respeito, Kevin Ennis, vice-presidente de Desenvolvimento Comercial de Dnata afirmou que uma das principais premissas da companhia é estar à vanguarda tecnologia para fornecer a seus clientes o melhor serviço do mercado:

Dnata sempre esteve na vanguarda da inovação, e o sucesso do nosso estudo para utilizar a tecnologia blockchain em nossas operações significa uma maior segurança, eficiência e poupança de custos para nossos clientes. Estamos na cúspide de revolucionar a forma em que operamos, e o sucesso desta iniciativa com nossos sócios dará á indústria um verdadeiro impulso para a prestação de serviços sem problemas.

Kevin Ennis

Vice-Presidente de Desenvolvimento Comercial, Dnata

Esta inovação ocorre no âmbito dos esforços governamentais por converter a Dubai na “primeira cidade inteligente para o 2020”, integrando a tecnologia blockchain em diferentes áreas de desenvolvimento mediante o projeto Smart Dubai, com sua própria criptomoeda nacional e a integração da tecnologia de contabilidade distribuída nos serviços controlados pelo Estado.

Traduzido de: CriptoNoticias