Este 12 de outubro, a popular carteira de criptomoedas Blockchain anunciou seu plano a seguir diante a possível bifurcação de SegWit2x. Em seu anuncio, explicam a situação referente à bifurcação, expõem seu plano de ação e oferece conselhos a seus usuários perante este evento.

O comunicado foi publicado em sua pagina Web. Em dito comunicado recordam a seus usuários que aproximadamente este 18 de novembro poderia ter lugar uma bifurcação da blockchain de Bitcoin, procurando o tamanho de seus blocos a 2MB. Esta atualização seguiria o estabelecido no Acordo de Nova York de maio do presente ano, do qual Blockchain é signatário.

De ocorrer dita bifurcação, é provável que se formem duas cadeias diferentes que reclamem o nome de Bitcoin, por o que explicam seu plano de ação diante tal esse cenário:

Neste caso, nós vamos a seguir a cadeia com a maior dificuldade acumulada e nomearemos a esta cadeia como Bitcoin. Se a cadeia minoritária tem um valor significativo nós vamos a habilitar os fundos aos clientes para que os retenham ou troquem por um período de tempo, assim como fizemos com Bitcoin Cash. Se a cadeia minoritária é a de blocos de 1MB, a chamaremos BC1. Se a cadeia for com blocos de 2 MB, a chamaremos BC2.

Blockchain wallet

Eles mencionam que durante este período seguramente as transações estejam temporalmente suspensas, até que a rede Bitcoin se estabilize. Ao longo deste processo os fundos estarão a salvo e os usuários poderão monitorá-los em suas carteiras. Da mesma maneira, estará habilitado o uso de todas as funções relacionadas com Ethereum, por o que apelam a seus usuários a manter fundos em dita criptomoeda em caso de que precisem realizar algum movimento monetário durante dito período.

Eles concluem o comunicado mencionando que os usuários têm controle de suas chaves privadas e com sua palavra de recuperação podem importá-la á carteira que desejam. Recomendam que, se não tem respaldado suas frases de recuperação, o façam de forma imediata.

Este anúncio tem grandes semelhanças com o realizado por um dos principais concorrentes de Blockchain em temática de carteiras de criptomoedas como os é Xapo. A carteira de câmbio Coinbase anunciou também uma postura semelhante, sem entrar em detalhes em como nomeará cada cadeia. Por sua parte, a casa de câmbio Bitfinex adicionou um novo token denominado B2X, que representa a nova moeda que se criaria em caso de que a bifurcação tivesse lugar, ao tempo que afirmaram que deixaram ao mercado estabelecer qual das duas lhe parece mais valiosas para levar nome de Bitcoin.

Esta proposta de bifurcação tem gerado grandes diferenças em todo o ecossistema Bitcoin. Diversos atores foram tomando posições a favor e em contra desta por distintos motivos. Inclusive este 11 de outubro, o grupo principal de desenvolvedores de Bitcoin, Bitcoin Core, realizou um anúncio sobre os perigos que podem resultar desta bifurcação para a rede. É provável que nos dias vindouros seguíssemos tendo noticias respeito a SegWit2X e tomas de posição, seja a favor ou em contra, até a possível data de sua execução.

Traduzido de: CriptoNoticias