O moedeiro bitcoin de origem argentino, Xapo, conseguiu uma licença oficial por parte da Comissão de Serviços Financeiros de Gibraltar (GFSC) para emitir dinheiro eletrônico, expandindo seu rádio, seu manejo de dinheiro Fiat a quase qualquer pais do mundo. Assim, foi anunciado através do blog oficial da empresa esta quinta-feira 9 de agosto, se bem em como data efetiva o 10 de julho do 2017.

A aquisição desta licença, que se realizou trás dois anos de sua solicitude dará aos usuários de Xapo a oportunidade de poder utilizar uma ampla diversidade de moedas Fiat para suas transações na plataforma, sempre que não pertençam a países pertencentes á lista negra do sistema financeiro internacional, como Cuba, Iraque, Síria, entre outros. Ademais a partir de agora Xapo contará com facilidades para abrir contas bancarias permitindo aos usuários ancorar suas carteiras com qualquer moeda acetada por Xapo em Gibraltar (USD, GBP, CHF, EUR, AUD, NZD Y CAD) e logo mudar por outras moedas ou comprar BTC neste sitio. Este processo também se pode levar a cabo em sentido contrario, ou seja, que o cliente de Xapo também poderá vender seus BTC e muda-los á moeda de sua conveniência dentro da ampla gama de possibilidades que agora oferece este moedeiro.

O chefe de Tesouraria de Xapo, Carlos Maslatón, se expressou por meio de Facebook em quanto à obtenção de dita licença. Em seu comunicado explicou vários detalhes do que significa esta realização para á comunidade de Xapo, e comentou o seguinte:

Com esta licença Xapo se torna muito mais difícil para os bancos negar a abertura de contas para os fins indicados. Estamos, naturalmente, celebrando este importante passo em Xapo que permitirá continuar com a grande expansão nos últimos meses em todas as partes do mundo.

Carlos Maslatón

Chefe de Tesouraria, Xapo

Tanto Xapo como o governo de Gibraltar e sua comissão de finanças têm mostrado grande otimismo em quanto a este acordo e o estabelecimento desta empresa na península. No enunciado sobra à aquisição da licença, o equipo de Xapo agradece o recebimento e profissionalismo com o que se lhes têm tratado nestas terras.

Wences Casares, CEO da companhia, explicou a Radio Bahia Gibraltar que á decisão de estabelecer-se neste lugar foi produto de um árduo trabalho de analises que os levou a acreditar nas oportunidades de desenvolvimento que pode oferecer o país a uma empresa como Xapo. Por sua parte, o Albert Isola, Ministro de Comercio de Gilbratar, comentou:

Estou encantado de dar á bem-vinda a Gibraltar a Xapo, que trará uma equipe altamente experiente e profissional para nossa jurisdição. Xapo tem compartido a sua experiência conosco e com a GFSC durante o desenvolvimento de nossa legislação sobre DLT (Tecnologia de Contabilidade Distribuída) desde seus inicios até dois anos e estou seguro de que continuarão contribuindo ao desenvolvimento de Gilbratar como centro de excelência neste fascinante setor.

Albert Isola

Ministro do Comércio, Gibraltar

Convém destacar que Gibratar concluiu recentemente uma proposta reguladora para blockchain, o que evidencia seu interesse no desenvolvimento destas tecnologias e sua aplicação. Ademais, em declarações de importantes personagens envolvidos na economia desta região, se mostra uma atitude positiva em quanto ao apoio a empresas que desejam criar raízes e crescer na península.

Traduzido de: CriptoNoticias