Jack Dorsey, CEO do Twitter e da plataforma de pagamentos digitais Square, disse nesta terça-feira que vai doar USD 1.000 milhões em ações da Square ao seu Start Small LLC para financiar a ajuda contra ao COVID-19 em todo o mundo.
Também conhecido por sua postura favorável ao Bitcoin, Dorsey fez o anúncio num tweet, revelando que a soma equivale cerca de 28% do seu patrimônio líquido atual, ou aproximadamente USD 3.600 milhões. O anúncio se destaca como o esforço filantrópico mais significativo na carreira deste executivo tecnológico de 43 anos.
Dorsey está longe de ser tão rico como os magnatas da tecnologia como o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, o co-fundador da Microsoft, Bill Gates, ou o CEO da Amazon, Jeff Bezos,. No entanto, graças ao desempenho das ações que possui tanto na Square como no Twitter, continua sendo milionário, e até o ano passado, não havia feito planos abertamente de doar a maior parte do seu dinheiro além da existência do Start Small Fund, que conforme relata Forbes é um fundo assessorado por doadores que não precisam revelar onde se dirigem suas inversões.

Aparentemente, Dorsey quer mudar isso. Disse que os USD 1.000 milhões que se dirigem a Start Small serão rastreados publicamente, e inclusive anexou num tweet a folha de cálculo pública de Google Sheets que rastreará o dinheiro. Inclui uma doação existente de USD 100.000 que o Dorsey deu a America’s Food Fund. Ele diz que, após a iniciativa a ajuda contra o COVID-19, o Start Small se concentrará na “saúde e educação das meninas e na renda básica universal (UBI)”.
Dorsey diz que a renda básica universal e a saúde e educação das mulheres “representam as melhores soluções de longo prazo para os problemas existenciais que o mundo enfrenta” e que o renda básico universal requer financiamento para os experimentos que comprovem sua eficácia no mundo real. Também esclareceu o porquê decidiu usar ações de Square, “Sou dono de Square e muito mais”, e explicou porque é que a Star Small está estruturada como uma LLC em vez de usar uma estrutura filantrópica mais tradicional, como a 501(c)(3) sem fins lucrativos, como está estruturada a Fundação Bill & Melinda Gates.
Dorsey escreveu no final do seu segmento:
Por que agora? As necessidades são cada vez mais urgentes, e eu quero ver o impacto na minha vida. Espero que isso inspire outros a fazer algo semelhante. A vida é demasiado curta, por isso façamos o possível hoje, para ajudar as pessoas agora.
O executivo demonstrou seu apoio ao Bitcoin, não só através do financiamento de desenvolvedores que trabalham na manutenção e melhoria do protocolo, senão também na sua afirmação de que o bitcoin é a moeda nacional da Internet.
Jack Dorsey em uma conferência. Imagem do Twitter / flickr.com
Versão traduzida do artigo de Nick Statt publicado na The Verge.
Traduzido de: CriptoNoticias