Um serviço de correio eletrônico baseado na plataforma Ethereum e identificado como EThMail, foi lançado recentemente pelo desenvolvedor Grzegorz Kapkowski.
De acordo com a informação publicada no site da ETHMail, trata-se de um serviço básico de correio eletrônico que tem semelhanças com a plataforma de Gmail. No entanto, caracteriza-se por não registrar uma conta, senão por sua capacidade de demostrar que se tem controle de um endereço de correio eletrônico através da carteira digital da Ethereum.
O correio se configura com o endereço da carteira digital, geralmente composta por uma sequência alfanumérica na qual se adiciona o domínio @ethmail.cc (como por exemplo, 0x123..567@ethmail.cc). Através deste endereço é possível contatar tanto as pessoas que possuem endereços no ethmail, como a aqueles que utilizam endereços de correios eletrônicos tradicionais. Portanto, não é necessário que o receptor utilize ETHMail para receber correios, embora necessite habilitá-lo para acessar a mensagem.
O acesso é habilitado através da carteira de criptomoedas e para isso é valida qualquer carteira compatível com web3. É aconselhável utilizar a aplicação de MetaMask, a de Nifty Wallet, ou uma carteira fria embora o serviço não tenha sido provado com Ledger ou Trezor, de acordo as dimensões do site. Com isto se gera a senha para entrar no correio, logo de iniciar sessão na carteira para criar uma nova chave (key).
O provedor utiliza os protocolos de Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) e de Internet Message Access Protocol (IMAP), usuais em todos os provedores de correios eletrônicos. Estes permitem o envio e o acesso às mensagens armazenadas desde qualquer equipamento com acesso a Internet. No caso de ETHMail estão projetados para facilitar a comunicação direta entre os endereços de Ethereum, conforme explica Kapkowski.
O desenvolvedor adiciona que o serviço atualmente não está criptografado. A partir desses dados, o bitcoiner byu/twigwam compartilhou a informação num fórum de Reddit. Ali as opiniões foram geradas principalmente contra, apesar do fato de que várias pessoas pensaram que era uma boa idéia.
Os questionamentos giravam em torno do fato de não ser criptografado, pois os comentaristas temem pela privacidade de seus dados. Sobre isso, o usuário Redditridder expressou que é um serviço centralizado, controlado pela empresa que gerencia os servidores, tal como ocorre com os serviços de correio comuns.
Imagem destacada por ra2 studio / stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias.