O portal de notícias Bloomberg publicou um artigo na última quarta-feira 18 de dezembro, assegurando que a companhia Tether possui suficientes fundos de respaldo para fixar o preço do criptoativo ao dólar, informação que tem sido questionada nas redes sociais devido á falta de provas.
A mídia afirmou que teve acesso a um grupo de extratos de conta da empresa que tinham sido apresentados como provas de suas operações perante a Comissão de Comércio de Futuros e Matérias Primas dos Estados Unidos (CFCT), órgão regulador que leva uma investigação sobre o criptoativo por uma suposta manipulação dos preços do bitcoin no começo de 2018.
Em dita documentação se declarava que Tether Ltd. possuía 2.2 bilhões de dólares no banco Noble Bank de Porto Rico em 30 de janeiro de 2018, data na qual estavam em circulação 2.195 milhões de tether, conforme fontes de CoinMarketCaps.
A Bloomberg também divulgou que desde a criação da conta bancária em Porto Rico, em setembro de 2017, a empresa registrou 392 milhões de dólares depositados no Noble Bank num mês de operações. No mesmo período, cerca de 60,9 milhões de dólares se encontravam depositados no Banco de Montreal, dinheiro que não foi declarado de onde veio.
Entre os dados mais recentes, se assegura que as contas bancárias de Tether descrevem um comportamento de intercâmbio monetário estável com Bitfinex, a única casa de câmbio do mercado autorizada em vender tethers ao público- já que ambas as empresas são propriedades do mesmo executivo-.
Na publicação se destacou um grupo de transferências de 100 milhões de dólares que foram mudados por 100 milhões de tether para o mês de julho, assim como transações de 50 milhões de dólares por 50 milhões de criptoativos ancorados no mesmo período.
De acordo com dados de Bloomberg, a documentação teria sido prevista por um alegado da empresa e verificada por reguladores estadunidenses, quem tem tido acesso direto a elas. Não obstante, o portal não apresentou provas dos documentos, nem fontes identificáveis, tornando esta informação em altamente especulativa aos olhos dos usuários das redes sociais.
NO OLHO DO TWITTER E REDDIT
Na ausência de provas e de auditorias públicas – que teriam sido prometidos pelos executivos de Tether no passado-, usuários das redes sociais de Twitter e Reddit têm expressado sua insatisfação perante o artigo de Bloomberg.
Rick Falvinge, escritor do livro Swarmwise comentou que assim como qualquer pessoa pode alegar “que possivelmente têm 1.8 trilhões de dólares”, de igual forma pode logo afirmar que não os têm, concluindo que o artigo de Bloomberg não outorgava nenhuma informação financeira confiável.
[/et_pb_text][et_pb_code _builder_version=”3.18.7″][/et_pb_code][et_pb_text _builder_version=”3.18.7″]Tether Ltd. may have the cash reserves to back up its 1.8 billion dollar-pegged tokens, says Bloomberg. https://t.co/5d1E5CQRlz
— CoinDesk (@coindesk) 18 de diciembre de 2018
Um usuário identificado como Andrew Rennhack também comentou sobre a informação revelada, destacando a irregularidade com que os dados bancários tinham sido dispostos no artigo, onde se indicam tão só os saldos finais de cada mês: “tudo o que realmente se mostra é que tiveram milhões/ bilhões em sua conta durante cinco dias no último ano”, diz ele.
Rennhack concluiu que as cifras sugeriam que o Tether se encontrava apoiado pelas “inversões de Bitfinex”, assim como com empréstimos bancários realizados por Nobel Bank.
[/et_pb_text][et_pb_code _builder_version=”3.18.7″]
[/et_pb_code][et_pb_text _builder_version=”3.18.7″]6/ In this scenario Noble's risk is very limited. The loan is likely over collateralized and they're paid a hefty sum to take a very small 24 hour risk that crypto prices will not collapse sharply. In exchange they provide a one time deposit and bank statement to prove "solvency"
— Andrew Rennhack (@andr3w321) 18 de diciembre de 2018
Outros usuários de Reddit, conhecido como Anen-o-me também têm posto em questão as declarações de Bloomberg, e relaciona o caso com o acontecimento da casa de câmbio japonesa Mt. Gox, que também mostrou perante as autoridades suas contas bancárias, antes de utilizar incorretamente os fundos de seus usuários.
Além da controvérsia, alguns usuários consideram que esta nova informação poderia proporcionar uma maior estabilidade no mercado do Tether, bem como acalmar as constantes críticas de segurança financeira e rumores nos que se tem visto envolto este projeto de um criptoativo cujo valor está ancorado ao preço do dólar estadunidense.
[/et_pb_text][et_pb_code _builder_version=”3.18.7″]
[/et_pb_code][et_pb_text _builder_version=”3.18.7″]In a dramatic turn of events, Bloomberg acknowledges evidence that its series of #Tether fud articles might have been unfounded, and vows to continue to fud $USDT going forward #Crypto $BTC https://t.co/lwBhwm2lKU
— Alex Martell (@BAMartelly) 19 de diciembre de 2018
A notícia é acompanhada por um recente anúncio realizado pela Tether Limited, onde ele alegou ter chegado a um acordo com o Deltec Bank das Bahamas para gerenciar seus fundos de respaldo, afirmando ter um saldo que superava os 1,8 bilhões de dólares.
Imagem destacada por IMG_191 / Stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]