O mercado de criptoativos sofreu uma crise no primeiro trimestre do ano 2018. De acordo com um estudo recente, alguns fundos especulativos de criptomoedas se beneficiaram desta queda na capitalização de mercado, inclusive muito mais do que o fizeram em momentos em que a tendência do mercado de criptoativos era crescente.

Conforme um reportagem realizado por uma mídia estadunidense, a relação entre os ganhos gerados pelos fundos especulativos de criptomoedas e o preço de Bitcoin poderia ter sido de correlação inversa durante o primeiro trimestre de 2018 em alguns casos de fundos com inclinações não direcionais, já que os fundos ascendentes perderam um 40% em média nos primeiros meses do ano. Em comparação com o ano 2017, este poderia ser uma mudança de direcção, pois os fundos ascendentes puderam perceber um rendimento de 1600% durante esse ano, segundo afirmou Morgan Stanley no mês de dezembro.

O artigo relatou como o fundo Pivot Digital Trading-2, de Hong Kong, “gerou alguns dos maiores ganhos entre os fundos de criptomoedas que evitam as apostas direcionais” ao aumentar no mês de março seus ganhos em mais do 4%, para arredondar seu rendimento nos primeiros meses do 2018 a um 30%. Este fundo se encontra administrado por Amber AI Group e se encarrega de criar mercados, seguir tendências a curto prazo e explodir a divergência de preços entre pares de divisas e plataformas de intercâmbio.

De igual forma, SP-Institutional, companhia que tem sede nas Ilhas Caimão, percebeu um rendimento de 5,6% no primeiro trimestre do 2018, conforme afirmou Cedric Jeanson de BitSpread Group, quem desempenha o cargo de assessor de inversões na companhia.

O artigo afirma que os diretores destes fundos especulativos não direcionais poderiam estar a aproveitando a conjuntura no preço de Bitcoin e o resto das criptomoedas para obter ganhos e proteger a seus investidores da volatilidade do mercado:

Os resultados sugerem que alguns gerentes estão encontrando formas de tirar vantagem das mudanças bruscas nas criptomoedas sem ter que predizer se as moedas subirão ou baixarão. Tais táticas podem ser atraentes para os investidores que desejam a exposição de ativos digitais sem sua extrema volatilidade.

Bloomberg

Um fundo especulativo ou fundo de investimento livre é um instrumento financeiro para a inversão que está projetado com o fim de “realizar uma cobertura da carteira frente aos movimentos do mercado”, através da combinação de posições curtas e longas em valores. Os fundos de investimento são geridos por firmas de corretagem de bolsa, bancos de investimento ou gestores de fundos.

 

Imagem destacada de Minerva Studio / adobe.stock.com

Traduzido de: CriptoNoticias