Apesar de que 2018 foi um ano durante o qual o preço das criptomoedas diminuiu significativamente, muitos tinham a expectativa de que 2019 apresentaria um melhor panorama para o mercado, mas tal parece ser que não é o caso.
2018 foi um mau ano para as criptomoedas em todos os aspectos. Cada uma das 134 criptomoedas da lista de dados de retorno de investimento (ROI) de 2018 no painel de controle de OnChainFX de Messari teve um registro negativo. E não só um ligeiro ROI negativo. Mais da metade de todos os tokens perderam aproximadamente 90% de seu valor no ano passado.
E enquanto o desplome no preço das criptomoedas de 2018 foi certamente discordante e desagradável para alguns na comunidade, outros o viram como um sinal de que os preços das criptomoedas tinham tocado fundo. Depois a mais de seis meses em 2019, podemos confirmar que este não foi o caso para muitos tokens.
Mais da metade das criptomoedas são avaliadas por embaixo de seu preço até o final de 2018. Entre as criptomoedas mais notáveis, Stellar, IOTA e XRP caem dentro desta categoria de criptomoedas cujo preço está em baixa em 2018 e em 2019, e a lista segue crescendo.
Com a redução no preço de bitcoin nas últimas semanas, as altcoins têm sofrido igual, ou inclusive piores perdas. Os preços de moedas como litecoin e bitcoin SV atualmente têm caído aproximadamente 50% desde seus máximos em 2019, que foram atingidos apenas algumas semanas atrás.
Enquanto 2019 segue estando cheio de volatilidade e um rendimento pouco impressionante para os investidores, há uma boa lição que aprender. Muitos investidores têm a tendência a acreditar que quando o valor de um ativo diminui, é um negocio melhor. De acordo com a ideia de que nesse momento se pode obter um preço de “pechincha” em sua próxima compra. Enquanto esse pensamento funciona para os bens consumíveis, este mesmo enfoque pode ser fatal para um investidor.
Uma queda de 90% no preço de um ativo não é o mesmo que um desconto de 90% em tua loja favorita. E não há nada que impeça que o valor dos ativos caia mais 90% daqui. Tudo isso se reduz à demanda dos investidores. Neste momento, os investidores não têm nenhuma demanda significativa de muitas das criptomoedas do mundo, exceto por moedas como Binance Coin e bitcoin, as quais ainda estão acima do aumento de 100% com respeito a seu preço em 2018.
Versão traduzida do artigo de Andy Hao, publicado no LongHash.
Traduzido de: CriptoNoticias