As vendas da criptomoeda XRP do Ripple caíram drasticamente no último trimestre de 2019, ao menos em parte devido á mudança na forma como a companhia vende a criptomoeda, localizada nos primeiros lugares do ranking por capitalização de mercado.

As vendas do XRP no período estudado caíram 80%, passando os USD 66,4 milhões vendidos no terceiro trimestre de 2019 para aproximadamente USD 13 milhões no quarto trimestre, de acordo com o relatório de mercado do XRP de Ripple.

Essa queda pode ser atribuída a uma suspensão total das vendas programadas que efetuou a companhia, as quais foram avaliadas em USD 16,1 milhões no terceiro trimestre do ano. As operações da venda livre no mercado de balcão (OTC) também caíram um 74% de um trimestre a outro.

Nesse sentido, o relatório explica que no terceiro trimestre de 2019, a Ripple reduz ainda mais as vendas de XRP e pausou as vendas programadas. Um enfoque que manteve durante todo o quarto trimestre. Nele acrescenta que as operações OTC estiveram focadas em prover liquidez e utilidade aos parceiros das «regiões estratégicas», que incluíam a Ásia, Europa, o Oriente Médio e África.

Em junho passado, a Ripple anunciou que adotaria um «enfoque mais conservador» nas vendas trimestrais de XRP com o fim de abordar as preocupações sobre os volumes mal informados nas casas de câmbio de criptomoedas. Isso foi formalizado logo após de que a companhia vendera uns USD 251 milhões de XRP no terceiro trimestre.

As vendas programadas foram realizadas diretamente nas casas de câmbio e foram utilizadas para representar a maioria das cifras de vendas da criptomoeda, calculadas em USD 144,6 milhões no segundo trimestre de 2019.

Em seu relatório, Ripple também disse que sua ferramenta On Demand Liquidity (ODL), que usa a criptomoeda como uma ponte para pagamentos transfronteiriços, provou ser bem-sucedida com os clientes. O valor em dólares dos XRP operados a partir do ODL cresceu um 650% entre o terceiro e quarto trimestre, com volumes de transações que aumentaram um 390% no último trimestre.

Excluindo os bilhões de tokens lançados no início de janeiro, as contas de reserva da companhia atualmente têm cerca de 48.900 milhões de tokens XRP.

 

Versão traduzida do artigo Paddy Baker publicado no CoinDesk
Imagem destacada por Wit/stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias