Canaan Creative, o fabricante chinês de equipamentos de mineração de criptomoedas, completou uma rodada de financiamento na semana passada de centos de milhões de dólares, relatou este domingo a publicação chinesa Securities Times Network (STN). Ainda que não revelou a quantidade exata arrecadada, STN assinala que uma vez completada esta rodada de financiamento, Canaan, o fabricante dos equipamentos de mineração Avalon, eleva sua avaliação a “bilhões de dólares”.
Canaan, assinala a STN, ocupa o segundo lugar mundial como fabricante de equipamentos de mineração, detrás da também chinesa Bitmain. Em sua página web, o fabricante estabelecido em 2013 afirma que no final de 2017, seus produtos de mineração vendidos em todo mundo representavam 19,5% do total da taxa de hash da rede Bitcoin.
Em maio de 2018, se conheceu que Canaan estava avaliando a possibilidade de entrar ao mercado de ações de Hong Kong com a realização de uma Oferta Pública Inicial (OPI). Nessa oportunidade, fontes próximas à companhia informaram para um meio local que, de realizar a OPI, a firma aspirava a arrecadar até $1.000 milhões e se tornaria na primeira empresa ligada à indústria das criptomoedas em incursionar nesse mercado bolsista.
No entanto, essa tentativa foi infrutuosa, diz Canaan em sua página web, já que o mercado de ações de Hong Kong, em novembro de 2018, declarou que a solicitação de OPI tinha expirado após seis meses de ser introduzida.
Nessa oportunidade, os trâmites perante a carteira de Hong Kong permitiram conhecer as vendas anuais e rendimentos de Canaan entre 2015 e 2017: respectivamente 9.727, 93.800 e 295.000 equipamentos de mineração, com rendimentos respectivos de 47,7 milhões de yuan, 316 milhões de yuans e 1.318 milhões de yuans. Em dólares, ditos rendimentos oscilaram entre 7 milhões de dólares e 200 milhões de dólares.
De acordo ao escritório do STN, a saída do diretório de Canaan de um dos três cofundadores, Liu Xiangfu, em janeiro passado foi tomada positivamente por parte dos investidores, já que Xiangfu não compartilhava os objetivos estratégicos de Canaan, que agora estão mais claros: acentuar mais o foco em equipamentos de mineração e integração de inteligência artificial aos chips. STN realça, que ao contrário de Bitmain, Canaan não tem operações próprias de mineração e que a liderança deseja conservar esta estratégia para as fortalezas chaves desse fabricante.
Imagem destacada por amixstudio / stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias