Os mineiros iranianos de criptomoedas poderiam enfrentar-se a faturas de eletricidade mais altas se o Ministro de Energia consegue sua missão.
No domingo, The Financial Tribune citou ao ministro Homayoun Haeri dizendo que a energia utilizada pelos mineiros de criptomoedas em Irão deve ser cobrada a preços reais e não ser subsidiada pelo governo.
O governo iraniano gasta ao redor de USD 1.000 milhões em subsídios de eletricidade no país, e os lares iranianos só pagam uma fração do custo real de seu uso.
As autoridades iranianas têm proibido a mineração e o comércio de criptomoedas. No entanto, essas atividades seguem proliferando, graças aos relativamente baixos custos da eletricidade no país.
As sanções impostas pelos Estados Unidos para Irão têm alentado a mais pessoas no país asiático a minar e comerciar criptomoedas como uma alternativa à moeda fiduciária.
A pesquisadora de tecnologia blockchain Nima Dehqan, da startup Areatak localizada em Teerão, tem dito que investidores estrangeiros da Espanha, Ucrânia, Armenia e França têm visitado suas fazendas de criptomoedas em Irão. Dehqan assegurou que sua firma já tinha alcançado um acordo com um investidor espanhol para estabelecer uma fazenda de mineração no país.
Dehqan disse que os investidores estrangeiros de criptomoedas tinham interesses em estabelecer fazendas em Irão devido à eletricidade barata no país, que custa menos de USD 0,01 por quilowatt-hora. Conforme Dehqan, a recente queda do valor do rial iraniano, devido às sanções impostas por Estados Unidos, é outro elemento no argumento das autoridades iranianas contra os mineiros de criptomoedas.
Também em países como Venezuela, a mineração também é vista com receio desde instâncias de governo. Particularmente no estado Zulia, fronteiriço com Colômbia, onde o governador local acusou à mineração de gerar saturação na rede elétrica e, em consequência, falhas no serviço.
Versão traduzida do artigo de Benedict Alibasa de Coindesk.
Traduzido de: CriptoNoticias
Imagem destacada por promesaartstudio / stock.adobe.com