NVIDIA anunciou o lançamento do Titan V, uma placa gráfica que conforme indicam ser o cartão GPU do PC mais potente do mercado.

Apesar de este tipo de cartão de processamento gráfico gere uma forte atração por parte do público gamer, a verdade é que suas qualidades tornam-no ideal tanto para servidores de inteligência artificial quanto para mineração de criptomoedas, atividades computacionalmente intensas.

O cartão conta com 12 GB de memória HBM2, 640 núcleos,  5120 núcleos CUDA e pode alcançar um rendimento de 13,8 teraflops. Esta nova versão faz uso da arquitetura do tipo Volta que é utilizada no anterior cartão Tesla V100, com o qual o Titan V compartilha muitas de suas qualidades, começando pelo mesmo núcleo GPU. Somente se diferenciam em que o V100 tem 16 GB de memória gráfica e 6 MB de cache L2, enquanto o Titan V tem 12 GB de memória e 4,5 MB de cache.

Além disso, o preço deste novo cartão esta longe dos $10.000 dólares que custa o Tesla V100 . O cartão Titan V custa atualmente no portal oficial de NVIDIA ums $3,100$ dólares.

Ademais, em sua web, NVIDIA anunciou que liberou o software para todos os usuários do cartão Titan V, que seria utilizado como entorno para a adequação e processamento de aprendizagem profunda, inteligência artificial e atividades de cálculo computacionais intensas.

Embora a NVIDIA  se encontre promovendo este cartão com fins de aplicá-lo à inteligência artificial, o certo é que o mercado de mineração o quer receber com os braços abertos.

De acordo com os testes realizados pela BitsBeTrippin para descobrir a capacidade de mineração do Titan V, esta funciona muito bem. O equipamento dispôs de uma Ryzen Threadripper 1950X de 16 núcleos inserida em uma placa-mãe Asus ROG Zenith Extreme com 64 GB de memória DDR4, além de uma fonte de alimentação EVGA Supernova G2 de 1300W, juntamente com resfriramento líquido Corsair H110i.

Os resultados na blockchain de Ethereum permitiram processar 77 MH / s com 237W de potência, sendo duas vezes mais rápido que Radeon RX Vega 64 da AMD. Essa última tem um valor próximo de $600 dólares no mercado com respeito aos mais de US $3000 do Titan V.

O cartão NVIDIA é o primeiro em usar a arquitetura Volta e tem como potenciais clientes uma grande quantidade de consumidores “domésticos”. O produto está sendo visto com bons olhos pelos mineiros de criptomoedas, pelo que no seu lançamento em 2018, poderiam esgotar-se rápidamente. É principalmente por seu preço que este mercado poderia acolhê-la melhor, em lugar do mercado dos videojogos, quem não necessitam tal quantidade de dinheiro para seus propósitos.

 

 

Traduzido de: CriptoNoticias