Seguindo os eventos ocorridos em junho passado, a Sia, a companhia de armazenamento na nuvem descentralizada, anunciou a criação do Obelisk SC1: seu novo chip ASIC para a mineração de siacoins. Não obstante, há poucos minutos anunciaram, ademais, o desenvolvimento do Obelisk DCR1, um mineiro capaz de minar Decred.

O anúncio foi dado a conhecer através da conta oficial de Twitter da Sia, onde ademais ressaltam que a pré-venda do Obelisk DCR1 já está aberta. A ideia de desenvolver um mineiro de Decred surge logo de que a equipe de Sia tenha encontrado várias semelhanças entre o Blake256, algoritmo da Prova de Trabalho (Proof-Of-Work) de Decred, e o algoritmo Blake2b de Sia.  Posteriormente, a equipe de Sia concluiu que poderiam produzir ambos os chips antes da data-limite para a entrega do Obelisk SC1.

A blockchain sempre é nossa principal prioridade, e queríamos minimizar o tempo e o esforço necessário para criar um ASIC para protegê-lo sem sacrificar a segurança. Percebemos que a criptomoeda Decred utiliza um algoritmo blake256 para sua Prova de Trabalho, que é bastante semelhante ao algoritmo blake2b de Sia.

Sia

Logo de reunir-se com os desenvolvedores de Decred, e receber de sua parte o apoio para realizar mineração ASIC de dito criptoativo, decidiram colocar em funcionamento a produção do Obelisk DCR1, o qual com especificações parecidas aos mineiros de siacoins, já se encontra em pré-venda a um preço de $2499 dólares por unidade. Este novo mineiro conta com um poder de processamento de 475 GH/s, superior em contraste com os 300 HB/S do mineiro de siacoins, que através de um longo processo de otimização viu triplicado sua capacidade que originalmente era de 100 GH/s.

Por sua parte, Decred tem destacado que o desenvolvimento do Obelisk DCR1 é independente a eles, e enquanto apoiam a Sia por sua iniciativa, advertem aos usuários a que realizem suas próprias investigações, deixando em mãos de seus usuários a decisão de usar, ou não, o mineiro.

A pré-venda do Obelisk SC1, foi anunciada o mês de junho, pouco tempo depois de que a equipe de Sia revela-se o que será seu primeiro chip ASIC para mineração de siacoins, o qual conta com uma potencia de 100 Gpu. Ambos os mineiros estarão em pré-venda até o 24 de novembro, com uma venda máxima de 4000 unidades.

 

Traduzido de: CriptoNoticias