[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.69″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]
O mercado de criptomoeda segue crescendo, e com ele, o preço de cada um dos criptoativos. O dia de hoje, bitcoin superou a barreira dos 5.300 dólares, superando seu próprio máximo histórico. Com isto, o fosso de preço entre bitcoin e as moedas de curso legal de distintos países se vão ampliando, como o demostra o peso mexicano, pois para o dia de hoje 1 bitcoin equivale a 100.000 pesos.
A moeda nacional de México, o peso mexicano (MXN), atualmente tem um valor aproximado de 0,001 BTC por peso. Um dólar equivale a 18.9 MXN, e para o momento no que se escreve esta nota, o preço do bitcoin supera os 5.300 dólares americanos. Com essas cifras em mente teríamos que 1 BTC equivale aproximadamente a 100.000 MXN.
Assim pode observar-se em páginas como o LocalBitcoins, plataforma de compra-venda de btcs por qualquer moeda fiat; e Coingecko, página onde se podem apreciar os preços das criptodivisas. Em ambas, o preço de bitcoin na ordem dos 100.000 MXN.

Esta novidade pareceria estar relacionada maiormente com o aumento do preço do bitcoin e não por desvalorização da moeda nacional – como é o caso de Venezuela, cuja moeda nacional tem sido a tal ponto afetada por as politicas econômicas governamentais que cada bolívar forte vale menos de 1 satoshi. Mesmo assim, há fatores econômicos em México que poderiam estar colaborando a ampliar o fosso.
A inflação acumulada de México no que vai do ano é aproximadamente 6,34%, mais do dobro que a inflação do país durante o 2016. Em contraste, o bitcoin há aumentado seu valor desde janeiro deste ano de menos de 1.000 dólares a mais $5300 dólares tendo um aumento de mais do 500% no que vai do ano. Comparando ambas as porcentagens, se entende a paulatina debilitação do peso mexicano- e das moedas fiat em geral- com respeito ao bitcoin.
Em Bitso, casa de câmbio de criptomoedas radicada em México, pode observar-se o crescente interesse dos cidadãos mexicanos na criptomoeda mãe, pois o volume de compra durante as últimas 24 horas tem sido de 661 BTC a um preço de 99.800 MXN por unidade.




Devido ás catástrofes naturais recentemente ocorridas em México, não se descarta a possibilidade de que a economia de dito pais sofra também por os choques climáticos, o que poderia traduzir-se em perdida no poder aquisitivo da moeda e que o fosso entre bitcoin e o peso mexicano continue expandindo-se.
Apesar disso, a criptomoeda mãe tem sido utilizada para ajudar aos mais necessitados do país nesta hora obscura que é resultado dos recentes sismos. Deve lembrar-se que mais de $60 mil dólares americanos em criptoativos foram doados ás vitimas dos terremotos ocorridos recentemente.
Neste contexto, o alargamento das distâncias entre os preços do peso e o bitcoin é mais um fato simbólico que vem a refletir desde outra perspectiva o crescimento da criptomoeda mãe durante este último ano. Preço que, de acordo com as previsões de peritos, continuará elevando-se no futuro.
Traduzido de: CriptoNoticias
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]