Durante o período de 28 de setembro a 4 de outubro, o mercado de criptomoedas apresentou uma importante recuperação em relação ao declínio experimentado na semana passada.
De acordo com as estadísticas do portal CoinCheckup, a cotação do bitcoin teve vários altos e baixos nesse período, mas seu valor aumentou 1,26%. A semana começou com um preço de pouco mais de USD 8.000. Em 30 de setembro o preço do BTC sofreu um declínio que levou a pouco mais de USD 7500, retornando horas depois aos USD 8.000 por unidade. No final desta redação é cotado em USD 8.176.
O restante das criptomoedas também registra uma recuperação em seus preços. O ether (ETH) começou a aumentar seu preço a partir de 28 de setembro, quando se cotou ao redor dos USD 174 aproximadamente. Nos últimos sete dias, cresceu 5,55%. Por sua vez, o XRP da Ripple cresce 2,96% enquanto a litecoin se mantém no sexto lugar em capitalização de mercado, crescendo 2,08% nos últimos sete dias.
Da mesma forma, quase todos os projetos apresentaram aumentos no quadro da recuperação do mercado. Entre os mais valorizados estão Stratis (STRAT), Tron (TRX) e Siacoin (SC), os quais tiveram crescimentos que rondaram entre 9% e 23%, aproximadamente. Os cinco criptoativos se completam com Tezos (XTZ) e Dogecoin (DOGE), com alças de 8,50% e 6,38%, respectivamente.
Stratis
O principal objetivo da Stratis é oferecer serviços corporativos para a construção e implementação de cadeias laterais privadas. Como parte de seu roteiro deste ano 2019, planeja expandir sua plataforma para o lançamento de ofertas iniciais de moedas ICO, com o fim de incursionar nas ofertas de tokens de ações (STO).
Nesta semana, o token nativo da STRAT teve um crescimento de 22,5%, cotando-se em USD 0,3349 no final deste relatório. Durante a semana, observou-se um crescimento paulatino, com uma alça importante no dia 3 de outubro. Esse aumento coincide com o anúncio de um desafio chamado Stratis Smart Contracts Challenge, por meio do qual a empresa convida aos concorrentes de todo o mundo a participar numa competência para o desenvolvimento aplicações de contratos inteligentes. O evento será realizado de 1 de novembro ao 16 de dezembro de 2019 e oferece vários prêmios.
Com uma capitalização de mercado de USD 31,4 milhões e um volume de comércio diário de um milhão de dólares, o STRAT se mobiliza principalmente nas casas de câmbio Binance e UpBit.

Siacoin
O Siacoin é uma plataforma descentralizada de armazenamento na nuvem com um ecossistema baseado no token SC, cujo preço começou a subir de maneira significativa a partir de 30 de setembro. O valor variou entre USD 0,0015 e USD 0,0016 na semana passada, chegando a USD 0,0017 em 1º de outubro. O crescimento foi de 9,92%, enquanto a capitalização de mercado alcançou a USD 68 milhões e o volume de comércio nas últimas 24 horas foi de cerca USD 4,7 milhões.
Nesta semana, a Nebulous, a empresa por trás do criptoativo, foi noticia ao chegar a um acordo com a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) por a realização de uma oferta inicial de moedas (ICO) sem registro em 2014. De maneira semelhante ao que aconteceu com o Block.one (token EOS), a SEC alega que a companhia fez a oferta de um valor não registrado. O Nebulous concordou em pagar USD 225.000 em multas.




Tron
Desde 28 de setembro, a TRX registra um aumento significativo em seu preço. O valor da criptomoeda começou a aumentar a partir dessa data. Embora no dia 30 tenha registrado uma queda e uma alça significativa, passando de USD 0,0131 para USD 0,0145, chegando a USD 0,0146 em 1º de outubro. Após algumas correções nos dias seguintes, o preço do TRX até agora é de USD 0,0146. O crescimento durante a semana foi de 9,17%.
A criptomoeda, que pretende revolucionar o sistema de entretenimento de conteúdo digital, tem uma capitalização de mercado de USD 951 milhões, com um volume diário de USD 571 milhões. Seus principais mercados movimentam-se no DigiFinex, OKEx e CoinEx.
Uma mensagem do líder da plataforma, Justin Sun, datada em 29 de setembro, fala sobre os planos da plataforma de lançar uma criptomoeda focada em privacidade e anonimato, que poderia chamar-se TRON Anonymous Coin, um complemento benéfico para o TRX em sua versão v4.0, conforme ao seu critério.




Tezos
O Tezos é uma plataforma para o desenvolvimento de contratos inteligentes e aplicações descentralizadas (Daaps). O preço da criptomoeda nativa dessa rede XTZ flutuou nos últimos dias entre USD 0,8733 em 28 de setembro, e USD 0,9082 no momento desta redação, pelo que seu aumento foi de 8,50%, aproximadamente.
O preço mais alto do XTZ se registrou em 1º de outubro quando chegou a USD 0,9734, coincidindo com a realização do evento TQuorum, uma conferência sobre o ecossistema Tezos, organizada por o Grupo Tocqueville, cujo desenvolvimento foi proporcionado pela empresa em sua conta no Twitter.
O valor mais baixo do criptoativo durante a semana se registrou em 30 de setembro (atingindo USD 0,8315). A capitalização do mercado de Tezos foi de cerca de USD 600 milhões nesta semana e seu comércio diário de 15,8 milhões. O token se comercializa principalmente nas plataformas de Coinbase, Binance e HitBTC.




Dogecoin
O Dogecoin, uma criptomoeda que é baseada no popular meme da Internet «doge», experimentou um importante crescimento de 6,38% nesta semana. Trata-se de uma alça significativa observado desde 30 de setembro, logo de ter caído em 24 de setembro com o restante do mercado. Mesmo assim, o DOGE foi uma das criptomoedas com menor baixa essa semana.
A capitalização de mercado do token passou de USD 260 milhões na semana passada para USD 279 milhões. Enquanto isso, o volume do comércio das últimas 24 horas tem sido de USD 44,9 milhões. Seus principais mercados estão relacionados com as casas de câmbio CoinEx, BitZ e Coinsbit.




Imagem destacada por zapp2photo / stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias