Os principais desenvolvedores do Ethereum concordaram nesta sexta-feira, 25 de outubro, que o atraso da bifurcação forte que ativará a atualização Istanbul na rede principal, ocorrerá no próximo 4 de dezembro deste ano, como data provisória.
A decisão dos programadores ocorreu durante seu chamado número 73 na qual também se estabeleceu que, no caso de apresentar-se qualquer inconveniente para a ativação Istanbul, o processo seria adiado novamente para 8 de janeiro.
Durante a reunião, na qual assistiram Hudson Jameson, Danno Ferrin, Peter Szilágyi, Piper Merriam, James Hancock e Wei Tang, entre outros, enfatizou-se que as datas são modificáveis. Essa previsão foi ressaltada devido aos eventos ocorridos prévios á bifurcação dura de Constantinople e St. Petersburg, que foi ativada na rede principal após de três tentativas.
“Parece que há um consenso geral de que em 4 de dezembro seja a data do hard fork e utilizar 8 de janeiro como uma data de backup, em caso de que algo dê errado”, escreveu no Twitter Tim Beiko, outro dos desenvolvedores que assistiu á reunião.
Logo da chamada, Ferrin compartilhou através da plataforma Gitter que conforme seus cálculos a bifurcação forte ocorreria no bloco 9.056.000.
Melhorias para a rede
Em agosto, os desenvolvedores do Ethereum aprovaram seis alterações para esta primeira fase da bifurcação Istanbul que incluirá uma redução nos custos de transmissão de dados para suas transações (EIP-2028) e a inclusão de um novo algoritmo para a mineração do ETH (ProgPoW), todo emoldurado a seus planos para desenvolver a versão 2.0 do protocolo. A bifurcação de Istanbul será a oitava bifurcação forte que se executa no Ethereum.
É preciso lembrar que, no final de setembro a rede de provas de Ethereum, Ropsten, se bifurcou em duas cadeias logo que a atualização se adiantará dois dias, o qual levou por surpresa aos desenvolvedores. Uma situação semelhante ocorreu com a Constantinople.
A rede de provas de Istanbul atrasou sua ativação de 4 de setembro a 2 de outubro devido a que os programadores receberam mais de 30 Propostas de Melhoria de Ethereum (EIP). Desse total, seis melhorias foram aceitas para formar a primeira fase da bifurcação forte, enquanto que o restante faria parte de uma segunda camada que seria aplicada em algum momento entre janeiro e abril de 2020.
Ethereum é a rede que integra o ether, a segunda criptomoeda mais importante, conforme seja sua capitalização do mercado, atrás apenas do bitcoin. No momento da redação deste artigo seu preço é de 191,29 dólares estadunidenses, de acordo com a seção de mercados de CriptoNoticias.
Imagem destacada por OlegKachura / stocl.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias.