O Federal Reserve publicou o mais recente “Relatório de Política Monetária” na sexta-feira, categorizando a indústria de stablecoins – particularmente as stablecoins algorítmicas – como um risco de instabilidade financeira.
Enquanto isso, a instituição expressou preocupação com a concentração de stablecoins lastreadas em moeda fiduciária no USDT da Tether e no BUSD da Binance.
Dado o rápido crescimento dos mercados de ativos digitais, o Fed destacou as “fragilidades estruturais” no setor, incorporadas pelo “colapso no valor de certas stablecoins” no relatório apresentado ao Congresso.
Embora sem nomear diretamente a stablecoin algorítmica UST, que arrastou o mercado mais amplo em maio, o Fed sugeriu o projeto como um indicador de fragilidade flutuante dentro do setor.
No entanto, as stablecoins lastreadas em fiat – com um grau muito maior de concentração e capitalização – são mais preocupantes para o Banco Central.
Considerando que USDT, USDC e BUSD representaram a esmagadora maioria do valor de mercado de stablecoin, o Fed destacou uma falta de transparência em relação aos ativos subjacentes que os apoiam, bem como o risco fundamental envolvido que pode exacerbar a vulnerabilidade do ativo.
“Stablecoins que não são apoiados por ativos seguros e suficientemente líquidos e não estão sujeitos a padrões regulatórios apropriados criam riscos para os investidores e potencialmente para o sistema financeiro, incluindo suscetibilidade a corridas potencialmente desestabilizadoras.”
O Grupo de Trabalho do Presidente – um esforço conjunto envolvendo o Federal Reserve, a Securities and Exchange Commission e a Commodity Futures Trading Commission – anteriormente compartilhava uma preocupação
Este post foi publicado originalmente em neste site