O preço do Bitcoin (BTC) opera em queda de 6,08%, aos US$ 20.168, de acordo com dados do CoinMarketCap. A queda teve início perto das 13h, quando o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, começou sua sabatina no Congresso.
Powell foi convocado para dar explicações sobre a inflação dos Estados Unidos, que atingiu a maior alta desde 1982. E o presidente do Fed foi taxativo: o banco central precisa acelerar a elevação dos juros.
Na semana passada, o Fed elevou a taxa de juros da economia em 0,75%, subindo os juros para 1,5% ao ano. Este foi o maior aumento individual na taxa de juros desde 1994 e marcou o fim da postura expansionista do Fed.
Meta é com a estabilidade de preços
Powell explicou aos congressistas que a meta do Fed é conduzir a inflação para patamares mais estáveis. O Fed tem como meta uma inflação anual de 2%, mas dificilmente atingirá este número ainda em 2022.
Nesse sentido, o caminho agressivo que o Fed tomou visa moderar a inflação no médio prazo. Contudo, Powell admitiu que o banco central tem pouco poder sobre problemas de abastecimento, que são aqueles que tem afetado os preços de petróleo e alimentos.
Para o executivo, os problemas de oferta não estão ao alcance do Fed, então o banco tenta atuar para reduzir a demanda das famílias. Com juros mais altos, o consumo tende a se reduzir e a inflação deve cair ao longo do tempo.
Contudo, o Fed também possui o compromisso
Este post foi publicado originalmente em neste site