[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.92″ background_layout=”light”]
Apesar de ter sido activado já há vários meses na rede Bitcoin, não todas as casas de câmbio e moedeiros têm adotado SegWit, o controversial testemunho segregado que vive em blockchain desde finais de agosto deste ano.
Lembremos que SegWit, ou Segregated Witness (Testemunho Segregado) é um protocolo desenvolvido para liberar espaço dos blocos de Bitcoin, separando as firmas do resto de dados das transações (é ali a razão de seu nome). Isto implica uma maior capacidade disponível para adicionar mais transações dentro da cada bloco sem ter que aumentar seu tamanho. Isto último era o que perseguia a proposta SegWit2x, a qual não foi submetida a anos de desenvolvimento e provas como SegWit, e que ademais somou detratores porque não forneceria proteção a ataques de repetição.
Entre os benefícios de SegWit podem-se mencionar: maior escalabilidad, combater a maleabilidade, menores tempos de confirmação e por tanto diminuição de comissões; e, finalmente, permitir a adição de novos protocolos como Lightning Network, um canal de pagamentos off-chain (fora da cadeia) que pretende descongestionar ainda mais à rede.
Desde sua activação na blockchain de Bitcoin, a percentagem de transações com SegWit não tem chegado nem sequer ao 16% do total de transações na rede, de acordo com SegWit Party. Isto pois se trata de uma actualização opcional. Como afirmou Subhan Nadeem numa recente publicação em Hackernoon, está a disposição de quem queira implementá-la: “Comissões mais baixas e mais transacções por blocos podem ocorrer agora mesmo. O código está ali em cada nó de Bitcoin atualizado, esperando ser utilizado. O problema é que SegWit não tem sido adotado por carteiras, serviços e em última instância, usuários”, apontou Nadeem, num escrito que foi recomendado nas redes sociais por Tony Vays e também recebeu o visto bom de parte de Jimmy Song.
Nadeem afirmou que transações SegWit implicam uma poupança entre o 30 e o 40% em comissões com respeito às transações sem SegWit; instando aos bitcoiners a utilizar carteiras e casas de câmbio que já tenham implementada esta actualização para aproveitar seus benefícios. “É em seu maior interesse, que você, Bitcoin Hodler, use uma carteira SegWit”, enfatizou.
Com respeito ao status de carteiras e casas de câmbio que até agora não o têm adotado, Nadeem apontou o seguinte: “Enquanto não tenha demanda por parte de seus clientes, estes serviços não vêm nenhum incentivo para gastar tempo e dinheiro em atualizar a SegWit”, algo que sem dúvida alentou aos bitcoiners a manifestar-se através de Reddit, onde já têm publicado alinhamentos em forma de protesto para que milhares de usuários pressionem por sua adoção massiva e do processamento de lotes de pedidos, bem como também por um mempool vazio e taxas mais baixas.
Hoje em día, quando o crescimento de Bitcoin é tão acelerado, resulta urgente que tenha soluções imediatas. Se Voltou comum ver como as comissões por transações têm alcançado preços incrivelmente altos e como tem florescido um mercado de comissões devido à concorrência entre usuários em matéria de pagamentos para assim priorizar suas transferências.
Mas lembremos que estamos falando de uma tecnologia que está em pleno desenvolvimento e apesar das altas comissões que existem atualmente na rede Bitcoin, o fato de que tenham pessoas dispostas a pagá-las diz muito sobre da receptividade que, apesar de suas desvantagens atuais, está a tendo essa tecnologia, tal como o afirmou Patrick McCorry, o primer Ph.D de Criptomoedas do Reino Unido, para CriptoNoticias.
[/et_pb_text][et_pb_testimonial _builder_version=”3.0.92″ author=”Patrick McCorry” job_title=”Primeiro Ph.D em Criptomoedas de Reino Unido” url_new_window=”off” quote_icon=”on” use_background_color=”on” quote_icon_background_color=”#f5f5f5″ background_layout=”light” portrait_url=”https://criptonoticias.com.br/wp-content/uploads/2017/12/Patrick-McCorry.jpg”]
A alta comissão é resultado do problema da mochila, ou seja, há mais transações autorizadas na rede que podem aceitar-se na cadeia de blocos.
Os usuários devem competir utilizando taxas para que suas operações sejam seleccionadas pelos mineiros para sua inclusão em blockchain, já que os mineiros seleccionarão as transações com as taxas mais elevadas.
Há alguns dias notei que um bloco tinha recolhido ao redor de 9 bitcoins em taxas, que é quase a mesma quantidade que a recompensa do bloco (isto é, 12.5 bitcoins). O facto de que as pessoas estejam dispostas a pagar altas comissões por transações implica que Bitcoin sim tem utilidade (quer dizer, as pessoas não pagarão por algo que não é útil). Acho que as taxas são muito altas neste momento.
[/et_pb_testimonial][et_pb_text _builder_version=”3.0.92″ background_layout=”light”]
Por outro lado, para McCorry, Segwit não é como tal uma solução para a escalabilidade, mas se permitirá Lightning Network, o que de acordo com as suas palavras se perfila como tal:
[/et_pb_text][et_pb_testimonial _builder_version=”3.0.92″ url_new_window=”off” quote_icon=”on” use_background_color=”on” quote_icon_background_color=”#f5f5f5″ background_layout=”light” author=”Patrick McCorry” job_title=”Primeiro PhD em Criptomoedas de Reino Unido” portrait_url=”https://criptonoticias.com.br/wp-content/uploads/2017/12/Patrick-McCorry.jpg”]
Nunca tinha visto a SegWit como uma solução de escalada: seu principal objetivo era arranjar a maleabilidade de transações que se pode usar para iniciar contratos de bitcoin como Lightning Network, e só proporciona um pequeno aumento no rendimento das transações (ao redor de 1,7 vezes mais transações).
Ignorando a política que rodeou o movimento SegWit2x / Unlimited / etc – há evidência clara de que a rede pode manejar blocos maiores – o tema em questão é um assunto de governança sobre qual grupo de pessoas têm direito a * mudar explicitamente * as regras de consenso.
Sou um fanático de Lightning Network e acho que o trabalho que fazem várias equipes é excelente. O principal benefício deste enfoque é que a maioria das transações entre as partes interessadas se processam localmente (em lugar de armazenar-se na cadeia de blocos), razão pela qual se anuncia como uma grande solução de escalada. No entanto, ainda tem uma lista de obstáculos que deve superar e afortunadamente estamos assistindo a uma série de trabalhos de investigação que tentam resolver estes problemas (devo mencionar que Pedro Moreno-Sánchez tem feito uma grande investigação nesta área).
[/et_pb_testimonial][et_pb_text _builder_version=”3.0.92″ background_layout=”light”]
Seja SegWit ou seja Lightning Network (a qual só é viável se a primeira é ativada) é importante para cada usuário de Bitcoin conhecer que serviços de intercâmbio e armazenamento já se tem atualizado ao Testemunho Segregado, já que dessa forma poderão proteger suas satoshis das elevadas comissões destes tempos. De acordo com uma lista de Bitcoin Core, até agora há (entre carteiras, serviços de intercâmbio e demais serviços) 91 organizações que já têm ativado SegWit; há 24 que os têm entre seus planos; há 7 que o têm implementado ; e outras 25 que estão em processo de trabalho.
Entre as carteiras que já o têm ativado se podem mencionar Ledger Nano S, Trezor, Digital Bitbox, Electrum, Armony, Edge, GreenAddress, BitWallet, Samourai, GreenBits e Electrum. Com respeito a serviços de intercâmbio e demais se encontram Bitfinex, Bitonic, Gemini, Kraken, LocalBitcoins, BTCC, CoinCheck e OpenBazaar. Entre quem não têm ativado SegWit se encontram as carteiras Coinbase, CoPay, Exodus e Coinomi, e os serviços como ShapeShift, HitBTC, Bitstamp, GDAX, BitBay e Fairlay. Se deeseja consultar o estado de alguma outra carteira ou casa de câmbio pode fazê-lo aqui. No entanto, a lista de Bitcoin Core não inclui a todos os projetos de Bitcoin, pelo que é recomendável estar pendente das publicações das carteiras e/ou casas de câmbio.
Agora bem, como usuários ¿que fazer para contribuir com a adoção? Pois bem, seguindo o plano de acção que está a ser difundido entre os bitcoiners em Reddit, o mais recomendável é solicitar às carteiras e serviços de intercâmbio a habilitação imediata de SegWit de forma cortês. E entretanto, começar a utilizar aquelas carteiras e casas de câmbio que já têm implementada a atualização, bem como também animar a outros a fazer o mesmo.
Traduzido de: CriptoNoticias
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]