Jack Dorsey, CEO de Twitter e da plataforma de pagamentos Square, disse hoje numa entrevista que o bitcoin (BTC) vai a destronar ao dólar estadunidense e que na próxima década se tornará na única moeda de gama global.
No entanto, apesar do otimismo de Dorsey refletido em suas afirmações ao falar do BTC, o empreendedor também reconheceu que a lentidão e o alto custo das transações na rede Bitcoin são obstáculos a resolver, no interesse de que as criptomoeda goze de uma maior aceitação.
O interesse de Dorsey pelo bitcoin reflete-se não só nas declarações favoráveis para esta criptomoeda, já que sua plataforma de pagamentos, Square, vem trabalhando em provas com bitcoin desde 2014. De fato, convém destacar que recentemente se soube de seu papel como inversor no desenvolvimento da Lightning Network, pois Dorsey fez parte de um grupo de inversores que contribuiu 2,5 milhões de dólares ao projeto.
Lightning Network é uma rede de micro pagamentos superposta à blockchain de bitcoin que procura resolver justamente as duas limitações que impedem uma maior difusão do bitcoin, conforme o executivo: a velocidade das transações e o custo de suas comissões.
Em longo prazo, o mundo terá uma só moeda, Internet terá uma só moeda. Pessoalmente acho que essa moeda será o bitcoin. Isto ocorrerá provavelmente num lapso de dez anos, mas o processo poderia ser mais rápido.
Jack Dorsey
CEO, Twitter Inc.
Após a fundação de Square em 2009, em pleno auge dos telefones inteligentes, este sistema de pagamentos distinguiu-se por um pequeno leitor de cartões de crédito e débito que atraiu a lojas e pequenos comerciantes, os quais recebiam o pagamento no seguinte dia da transação. O 31 de janeiro passado, através da aplicação Cash App, Square ofereceu aos seus usuários nos Estados Unidos a oportunidade de comprar e vender bitcoins, com a promessa de estender esta capacidade em outros países a médio prazo.
A plataforma de pagamentos dirigida por Dorsey também tem começado a oferecer depósitos instantâneos aos comerciantes, um terreno onde Square enfrenta uma forte concorrência perante as também reconhecidas plataformas de pagamentos móveis Circle, Zelle e Venmo, entre outras.
Imagem Destacada por TheDigitalArtist / Pixabay
Traduzido de: CriptoNoticias