Um dos rostos mais populares e conhecidos do mercado de criptomoedas é o do CEO da Binance, Changpeng Zhao, também chamado de CZ. Aos 46 anos, ele deve deixar a presidência da corretora de ativos digitais (exchange) após um acordo com o Departamento de Justiça (DoJ) dos Estados Unidos. As informações são da Forbes e do The Wall Street Journal.
Citando fontes envolvidas no caso, a publicação diz que o acordo foi feito entre o DoJ e a Commodities Futures Trading Commission (CFTC), órgão dos EUA responsável por regular o mercado de commodities — e que tem um processo aberto contra CZ e a Binance.
Assim, a Binance e seu CEO devem se declarar culpados de uma ação do DoJ de 2018 e serem obrigados a pagar uma multa de US$ 4,3 bilhões — o equivalente a R$ 24,94 bilhões ou pouco mais de 116.216 bitcoins, nas cotações atuais.
BITCOIN NA BOLSA: Programa gratuito e certificado pela B3 ensina como investir em criptomoedas mesmo sem conhecimento prévio; acesse aqui
CEo da Binance se declara culpado
As acusações incluem lavagem de dinheiro, fraude e outras violações de sanções, apresentadas pelo DoJ. CZ agendou uma apelação no tribunal federal de Seattle na tarde de terça-feira (21), segundo o The Wall Street Journal.
Vale ressaltar que a Binance tem um segmento regulado nos Estados Unidos, a Binance.US, que opera com o nome oficial de BAM Trading Services.
A SEC, a CVM americana, não está envolvida nesse processo, apesar de também ter aberto
Este post foi publicado originalmente em neste site