Menu

  • Notícias
  • Como comprar e vender Bitcoins?
CriptoNoticias Brasil - Bitcoin, Blockchain y criptomoedas
  • Notícias
  • Como comprar e vender Bitcoins?
No Result
View All Result
quinta-feira, junho 30, 2022
CriptoNoticias Brasil - Bitcoin, Blockchain y criptomoedas
  • Notícias
  • Como comprar e vender Bitcoins?
No Result
View All Result
quinta-feira, junho 30, 2022
CriptoNoticias Brasil - Bitcoin, Blockchain y criptomoedas
No Result
View All Result
Home Notícias
Criptomoedas-Esquema-fraude-Ponzi

Como identificar fraudes comuns relacionadas com as criptomoedas?

Como identificar fraudes comuns relacionadas com as criptomoedas?

Reading Time: 6 mins read
0
A A

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.92″ background_layout=”light”]

É inegável que a popularidade de Bitcoin e as criptomoedas é a cada vez mais palpável entre os investidores, especialmente pelas histórias nas que a gente tem multiplicado seu dinheiro num instante, o que converte aos ativos digitais em ferramentas cada vez mais conhecidas pela sociedade. Não obstante, não tudo é cor de rosa, já que esta popularidade também tem trazido consigo um crescente uso das criptomoedas como tática para realizar esquemas piramidais, atrair investidores e realizar ofertas fraudulentas.

Neste sentido, indivíduos e associações não registradas como empresas têm começado a oferecer supostos serviços de mineração ou administração de fundos em criptomoedas, com promessas de alto retorno de ganhos, bem como ofertas de investimento em novos ativos digitais, que não estão listados em nenhuma casa de câmbio e nem sequer possuem uma blockchain onde se possa certificar a transparência de suas operações.

Este tipo de comportamento já tem sido reportado por diversas autoridades financeiras do mundo, entre as que destaca a Comissão de Bolsa e Valores (SEC) dos Estados Unidos. Ditas alertas ressaltam quão convincentes são estas fraudes na web —as quais combinam não só todo os conhecimentos dos esquemas Ponzi, senão que também manipulam as redes sociais— e quão incautos estão sendo os invertidores à hora de apostar dinheiro em plataformas de criptomoedas.

Para explicar um pouco de que se tratam vários dos formatos de fraude que se vêem hoje em dia no mundo das criptomoedas, começaremos com alguns foros e grupos de redes sociais onde se reúnem usuários de Bitcoin ou outras altcoins para oferecer serviços de minado por meio de terceiros; uma prática que convence a muitos incautos por seu suposto rendimento em ganhos semanais.

ether-gpu-rig-minar

¿Como funcionam estes supostos serviços de mineração? Se um usuário deseja ganhar alguns bitcoins minando na blockchain, mas não tem a quantidade de dinheiro necessária para custear os dispositivos nem os preços da eletricidade para realizar estas práticas, este pode ceder suas criptomoedas a um terceiro que minará em outra localidade —podendo ser China, Tailândia, ou lugares onde o serviço elétrico seja económico— para gerar “verdadeiros ganhos” e retornar uma porcentagem do rendimento ao usuário que empenhou suas moedas.

Ainda que a oferta resulta tentadora, esta prática não certifica em nenhum sentido que os bitcoins cedidos vão ser retornados, que os ganhos sejam reais ou que não se trate de um esquema fraudulento que gere um mínimo retorno num começo e depois nada mais que perdas.

No melhor dos casos, considerando que fosse uma pessoa ou associação cabal e responsável, disposta a cumprir com sua parte do tratamento; ainda ficam as variáveis da mineração em si, que podem ser tão flutuantes como os mesmos preços das criptomoedas, e talvez um pouco mais; já que não depende-se unicamente do preço da criptomoeda, senão também da dificuldade de minado da rede e a estabilidade dos serviços de eletricidade e internet do lugar onde se encontre o mineiro.

Por outro lado, também se conseguem empresas na web anunciando serviços de gestão de fundos e investimento de criptomoedas, com rendimentos semanais de até um 7% sobre o investimento feito. Estes serviços são promovidos sem contar com documentação nem licenças que certifiquem que dita aposta financeira resultará num investimento seguro.

Os esquemas Ponzi com criptomoedas não se detêm ali, já que os vigaristas são criativos à hora de usar os ativos digitais para captar a atenção de potenciais investidores. Um exemplo disto são as Ofertas Iniciais de Moeda (ICO) que oferecem ganhos utópicos por investimento e manipulam seus mercados para sustentar ditas expectativas, tal qual ocorreu com Bitconnect; um esquema que já tem sido denunciado em vários lugares por ver-se ligado a situações fraudulentas.

Fraude-Esquema-Piramide-Ponzi

Do mesmo modo, existem propostas de negócios relacionadas a “criptomoedas sem blockchain” baseadas em sistemas piramidais, como a reconhecida fraude, e objeto de múltiplas demandas e investigações ao redor do mundo, OneCoin. Estes e outros esquemas têm permitido gerar uma matriz de características e comportamentos, que nos podem ajudar a identificar que ofertas de investimento poderiam gerar ganhos a nosso favor e quais não são mais que uma armadilha para nossas poupanças.

 

COMO IDENTIFICAR UMA POSSÍVEL FRAUDE COM CRIPTOMOEDAS?

Oferecem alto rendimento e risco “zero”.

Em linhas gerais, todo o esquema Ponzi oferece a seus investidores altos níveis de ganhos totalmente garantidos e sem muitos contratempos. Uma realidade que deveria ser vista com ceticismo, já que comumente no mercado de ações quanto mais altos são os rendimentos, também é mais alto o risco de perder dito investimento.

Os ganhos são “constantes”.

É comum nos esquemas fraudulentos que o retorno do investimento e os ganhos sempre seja de uma montante constante; um fenómeno que deveria pôr a duvidar aos investidores. Em geral, os preços no mercado de criptomoedas apresentam flutuações muito marcadas, pelo que um retorno da mesma montante todas as semanas baseado num investimento em criptoativos não é consistente com o comportamento natural deste mercado.

Investimentos não registrados e operações sem licença.

Outra caraterística que pode atirar uma alerta de fraude são os investimentos que não estão registrados a nenhum organismo regulatório, já que isto permite que as mesmas não tenham que submeter-se a regulamentos ou leis que protejam o investimento de seus clientes. Desta maneira, as empresas ou negócios que não possuam nenhum tipo de licença, poderiam contratar pessoal não qualificado ou operar sem estar submetidas à supervisão necessária para evitar a realização de atos ilegais com o dinheiro de seus investidores.

No entanto, perante a delicada situação regulatória das criptomoedas que atualmente se apresenta em muitos países, é comum que muitos projetos não contem com organismos dispostos para a regulação de operações relacionadas ao investimento em criptomoedas. Disto também se aproveitam os vigaristas para enganar à gente interessada em investir.

Publicidade, publicidade e mais publicidade.

“¡Rápido, corram, se estão acabando as últimas oportunidades de investimento!” ou “Em apenas uma semana poderás obter até 10% de interesses em todo o que investires” são algumas das frases que encontramos comumente em foros, redes sociais e publicidade em linha sobre os negócios com criptomoedas.

Os fraudes se caracterizam por sua poderosa publicidade e poder de convencimento, por isso não resulta raro que hoje em dia encontremos alguns esquemas que inclusive utilizam bots em redes sociais como Twitter para posicionar sua oferta fraudulenta acima de outros esquemas; uma tendência que sem lugar a dúvidas deve chamar a atenção do investidor perante a insistência dos promotores deste tipo de fraudes.

Pouca informação empresarial e incongruências de informação.

Um elemento comum entre os esquemas Ponzi é a pouca informação empresarial que oferecem estas iniciativas de investimento, ocultando deliberadamente dados sobre os acionistas, diretores ou contas bancárias. Do mesmo modo, também pode ocorrer que a documentação do projeto esteja repleta de incongruências, como erros nos estados de conta, pelo qual é recomendável ler cuidadosamente ao respeito antes de investir.

Estruturas de investimento complexas ou reservadas.

Este é um conselho básico mas muito importante à hora de evitar um risco de investimento, se você não compreende como funciona um esquema de investimento ou não há informação completa ao respeito de como trabalha dito sistema de retribuições, então é melhor não investir nele até estar claro em que consiste.

Dificuldade para receber pagamentos.

Se você tem deixado de receber pagamentos ou está tendo atrasos nos retornos, é provável que seu dinheiro não esteja sendo manejado da maneira mais transparente e tenha caído numa fraude. Pelo que deve considerar seriamente se seguirá investindo nesse projeto a todo o risco ou se retira com perdas menores.

Grupos, reuniões e membros.

Os esquemas Ponzi também se destacam por explodir a confiança de seus usuários e afinidades dos mesmos, pelo qual não é raro que uma iniciativa de investimento fraudulento aliste personalidades famosas de um ecossistema ou realize reuniões de grupo para motivar a uma maior e mais arriscado investimento de criptoativos.

Moedas não comerciávels.

Existem ademais certos esquemas que se dedicam a oferecer novas criptomoedas. A fraude aqui se pode decifrar se o ativo digital em questão não tem sido registrado em nenhuma plataforma de compra, venda e intercâmbio de criptomoedas em linha, ou simplesmente não cumpre com uma função mais que especular, ou seja, que não conta com uma plataforma que o aceite em intercâmbio por algum bem ou serviço.

¿E a blockchain?

Igualmente, uma caraterística indiscutível de que uma oferta de criptomoedas pode ser uma grande fraude é a falta de uma blockchain que suporte a dito ativo digital. As tecnologias de contabilidade distribuída são a medula espinal das moedas criptográficas, a falta deste sistema subjacente é também a falta absoluta de transparência, segurança e confiança em dito criptoativo.

 

Traduzido de: CriptoNoticias

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Tags: Blockchain
ShareTweetPin
Postagem anterior

Banco polaco Pko Bank Polski implementará solução blockchain para a verificação de documentos

Next Post

Casas de câmbio de criptomoedas em Brasil também sofrem ofensiva bancária

Next Post
criptomoedas-bancos-brasil

Casas de câmbio de criptomoedas em Brasil também sofrem ofensiva bancária

CriptoNoticias Brasil - Bitcoin, Blockchain y criptomoedas

© 2022 Feito com ♥ por Latinos.

Navigate Site

  • Notícias
  • Como comprar e vender Bitcoins?

Follow Us

No Result
View All Result
  • Notícias
  • Como comprar e vender Bitcoins?

© 2022 Feito com ♥ por Latinos.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Posting....