[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.92″ background_layout=”light”]
A popularidade das criptomoedas tem crescido rapidamente nos últimos anos, irrompendo praticamente em todos os setores, o que tem vindo a transformar e descentralizar a forma de trocar valores.
A indústria turística não é a exceção e um grande número de empresas que participam no setor estão adotando a tecnologia blockchain e aceitando as moedas criptográficas como uma alternativa de pagamento, em especial a mais cotada: bitcoin. Isso tem feito que cada vez é mais simples o processo de reserva e compra online de um bilhete aéreo através de páginas web, que agora podem aceitar pagamento com criptomoedas. Neste contexto, veja a seguir alguns dos lugares que oferecem esta opção.
CHEAPAIR
CheapAir é uma empresa de viagens e turismo com sede em Califórnia, Estados Unidos, fundada em 1989. Aceita pagamentos com bitcoins desde novembro de 2013 e se promove como uma das primeiras agências de viagens em fazer transações com criptomoedas.
Os usuários podem reservar seus voos desde qualquer parte do mundo para qualquer destino, usando as principais aerolíneas. Paralelamente, provê alojamento em hotéis e aluguer de automóveis durante a viagem, tudo pago com bitcoin. No entanto, neste mês de abril tem começado a ter certos problemas com sua plataforma devido à recente decisão de Coinbase, de modificar seu serviço de pagamentos e suspender suas funções de custódia.
Jeff Klee, fundador e CEO de Cheapair, quem se apresenta como um apaixonado das criptomoedas, através de seu blog corporativo se dirigiu aos usuários explicando as dificuldades que esta situação gera e consultando-os se estavam dispostos a usar carteiras com o protocolo BIP70, a fim de utilizar a plataforma de BitPay. Ademais, se propõem aceitar outras moedas como Bitcoin Cash, Dash e Litecoin.
Tudo parece indicar que esta será a alternativa a escolher, pois na publicação se diz que já estão a provando com estas criptomoedas. A ideia é seguir oferecendo a possibilidade de pagamento com moedas criptográficas, pois, a julgamento de Klee, é uma forma fácil, cômoda e segura de reservar voos.
DESTINIA
Destinia é uma agência de viagens online que adota a nova tecnologia de pagamento desde 2014. De origem espanhol, foi criada em 2001 e se expandiu rapidamente a nível internacional. Foi fundada por Ian Webber e Amuda Goueli, atual CEO.
Aceita pagamentos com bitcoins desde que os serviços ou produtos se adquiram diretamente através de seu website, o que exclui cruzeiros, aluguer de veículos e alguns hotéis que só admitem pagamento em recepção, ou voos onde a aerolínea só aceita pagamento por cartão de crédito.
Se caracteriza por indicar as tarifas dos voos e itinerários em milésimas de bitcoin ou mili-bitcoin (mBTC), ao considerá-lo mais simples para os usuários e mais conveniente ao momento de mostrar os preços, tal como o indicam em seu website, onde ademais oferecem uma guia explicando o que é bitcoin e como reservar e pagar desde o website com a criptodivisa. A taxa de câmbio se fixa através de Bitcoin Best Bid (BBB) de BitPay.
EXPEDIA
Esta é uma das agências de viagem mais importantes e populares do mundo, que desde 1996 faz parte da corporação Expedia Group, Inc. Em 2014 a empresa se afiliou com Coinbase para facilitar a compra de bitcoin para reserva e também para a compra de boletos de avião e reserva de lugares de alojamentos nas viagens.
Ao anunciar que a companhia estava aceitando bitcoin, Michael Gulmann, vice-presidente de Expedia Global Product, expressou que nesse momento a empresa se colocava numa posição única, como uma das agências de viagens online líderes que adotava as últimas tecnologias de pagamento e ajudava a resolver o planejamento de viagens e a reserva para clientes e sócios.
Os usuários de Expedia simplesmente escolhem um voo, hotel ou serviço de renda de automóveis usando a plataforma da empresa e procedem a pagar com bitcoin.
Não obstante, existem termos particulares para a compra de bitcoin que estão listados numa página específica sobre as condições de uso, onde se explica como Coinbase facilita os pagamentos e solicita aos clientes que completem a transação num máximo de 10 minutos, dado que a taxa de câmbio pode variar nesse tempo devido a volatilidade da criptodivisa.
Se pontua ademais que as transações na moeda virtual são irreversíveis e se expõem as políticas de reembolso e as comissões que a plataforma de Bitcoin recebe para os mineiros.
TRAVELFORCOINS
Travelforcoins é um website criado em 2013 em Califórnia, Estados Unidos, com a ideia de expandir a usabilidade de bitcoins no mercado turístico.
Seus criadores, que se confessam apaixonados pelo uso e o futuro da moeda digital, são Aaron Soleimani e Riley Alexander. Este último se assinala também como fundador de ForCoins LLC, companhia que inclui os sites Pizzaforcoins.com, Travelforcoins.com e Giftsforcoins.com, utilizando bitcoins como moeda de transação. A este grupo se uniu Hotelsforcoins.com, conforme se anuncia em sua página web.
Em sua apresentação, Travelforcoins assinala que o conceito é simples: reservar um voo ou uma habitação de hotel e pagar em bitcoins, única criptomoeda que aceitam para a compra de bilhetes aéreos e habitações de hotel. As transações se concretizam na plataforma online de Expedia.
ABITSKY
ABitSky é outro website para reservas de voos, de hotéis e de aluguer de automóveis, que pertence à empresa UAB Interneto Partneris, com sede em Lituânia. Iniciou suas atividades no ano 2002, operando somente em seu país, ainda que foi crescendo até tornar-se internacional.
Está presente a vários países através de diferentes domínios de Internet, como Fly.ge em Georgia, Hotflug.de em Alemanha, Flysiesta.es em Espanha, e Flysiesta.it em Itália, entre outros.
Aceita o pagamento com bitcoins e em seu portal específica as tarifas dos voos em BTC. O procedimento se realiza através de BitPay ou Coinbase, de acordo ao que se menciona na página web.
BTCTRIP
BTCtrip é uma companhia com sede em Nova York, fundada em 2013 por Yamil Alis e Martin Fernández, que permite aos usuários pagar com bitcoin, e desde o ano 2014 com dogecoin e litecoin. Oferece o serviço de reserva de voo e alojamento em hotéis, cobrindo muitos destinos em todo mundo.
De acordo aos comentários em fóruns e redes sociais, o site se tem feito muito popular entre os usuários de bitcoin e sua página incorpora testemunhos de clientes satisfeitos, entre os que incluem a diferentes CEOs de empresas digitais, executivos e investidores de bitcoin.
AS CRIPTOMOEDAS SE CONSOLIDAM NO SETOR TURÍSTICO
Em termos gerais, se analisamos as tendências através dos websites descritos em parágrafos anteriores, vemos como desde o ano 2013 as transações com criptomoedas incursionam na indústria turística e agências de viagem de todo mundo começam aceitá-las, junto às moedas fíat tradicionais, para o pagamento das reservas de voos e de alojamento de hotéis, bem como outros serviços.
Ao mesmo tempo, novos intermediários irrompem no setor: websites que surgem só para gerir o pagamento com criptomoedas, o que poderia tomar-se como um indicador da popularidade que têm alcançado nesse mercado e a facilidade que isto oferece para os proprietários de moedas virtuais que procuram viajar.
Ainda assim, há algumas brechas que superar. A maioria das agências que aceitam o pagamento em criptomoedas têm que mudá-las para moedas fiduciárias para contratar os serviços de muitos provedores e pagar a empresas associadas que não aceitam moedas digitais e seguem utilizando as formas de pagamento tradicionais.
Não obstante, é provável que no futuro a situação seja ao inverso, devido às vantagens que pode contribuir a tecnologia blockchain no setor turístico e sua crescente adoção em muitos países.
Imagem Destacada por peshkova / stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]