[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.17.6″]
A partir das dificuldades que o Tether enfrenta desde meados de outubro passado, quando perdeu paridade com o dólar, este criptoativo tem retrocedido em sua posição de domínio de um setor do mercado com a entrada de novos competidores.
Desde o dia 2 de setembro, quando Tether desfrutava de um sólido 95% de liderança, e tinha quatro competidores, até hoje, a dominância do token tem caído até 78% entre os oito tokens ancorados ao dólar que integram a listagem do site StablecoinsWar.

Como se mostra na tabela anterior, Tether ainda conserva sua liderança, em uma revisão dos dados dessas moedas a partir de 2 de setembro passado, quando ainda não haviam entrado a competir três dos tokens que aparecem hoje na tabela de StablecoinsWar: USD Coin, Paxos e Gemini Dollar. Nessa data, CoinMarketCap registrava a capitalização de mercado de Tether em 2,74 bilhões de dólares, pelo que a queda desse indicador é de 37% ao dia de hoje.
Essas três novas entradas acumulam hoje um 11,22% entre as cinco dominantes, que são Tether, USD Coin (USDC) Paxos (PAX), TrueUSD (TUSD) e Dai (DAI) que acumulam99,45% da capitalização de mercado total, de acordo com a tabela.
Embora Tether desfrute de uma participação no mercado das moedas ancoradas ao USD, que é 10 vezes maior que sua mais próxima concorrente, TrueUSD, é significativa a diminuição de sua liderança, especialmente depois de que Bitfinex, a casa de câmbio intimamente ligada a Tether enfrentará boatos de insolvência, além da suspenção dos depósitos em dólares em sua plataforma. Esses dados produziram incerteza sobre o suporte em dólares de Tether, e como consequência, a segunda-feira 15 a cotação de USDT caiu até $0,95.
Ainda assim, de acordo com CoinMarketCap, o par bitcoin-USDT representa 12% do volume global de Binance nas últimas 24 horas, o qual se soma ao volume dos outros pares de USDT com as altcoins mais populares, totalizando 21,8% do volume dessa casa de câmbio.
Em meio da crise gerada a partir de 15 de outubro passado, a equipe responsável de Tether tomou uma ação drástica: anunciou a destruição de 500 milhões de USDT para estabilizar o preço desse criptoativo, perante a recente queda diante do dólar estadunidense.
Como se vê no gráfico da cotação de Tether dos últimos 30 dias, se mostra a baixa súbita de 15 de outubro e logo uma recuperação com flutuações num intervalo de 4 centavos, embora seja o que se espera de uma moeda cujo papel deve ser o mais próximo possível da moeda estadual de referência. Continuando a tendência de aparição de novos criptoativos ligados ao preço de moedas estaduais, e da inclusão dessas em casas de câmbio notórias, poderiam aprofundar-se as dúvidas sobre o futuro do Tether, que poderiam precipitar sua queda como moeda ancorada ao dólar estandarte.
O volume de transações dessas moedas ancoradas ao preço do dólar dá uma idéia de seu uso frequente, por parte dos traders de criptomoedas, para proteger sua inversão, por exemplo, em caso de que determinada criptomoeda entre numa baixa repentina. Esse tipo de transações é rotineira e programável. O fato de passar os fundos de uma moeda que vai a declínio para Tether ou a outra semelhante, se percebe como uma salvaguarda temporal dos fundos.
No entanto, o controle desse tipo de moedas ancoradas ao dólar é centralizado e essas não fornecem a segurança das criptomoedas, já que se deve confiar na custódia, uma entidade central ou banco, que protege o dinheiro dado em garantia.
Imagem destacada por Wit /stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]