A faixa de comércio de bitcoin se está reduzindo enquanto os especuladores procuram posicionar-se no lado correto perante a possível explosão.
Conforme uma análise do preço ponderado em volume do mês passado, realizado por Bitstamp, os otimistas do mercado se apressam para entrar no comércio de bitcoin quando o preço se localiza por embaixo dos USD 10.000, enquanto os pessimistas procuram sair do ativo quando o preço aproxima-se aos USD 12.000.
“É irracional como se obcecam as pessoas ao redor dos níveis psicológicos”, disse numa entrevista Carig Erlam, um experiente analista do mercado da companhia Oanda, no Londres. “É como se as pessoas de Dow se obsedassem com que rompa os 20.000”, disse, fazendo referência ao teste contínuo da média industrial do Dow Jones nesse nível. Esse o excedeu há três anos e atualmente está acima dos 25.000.
No momento de comerciar a criptomoeda maior do mundo, é importante identificar os níveis exatos em que se dispara a adrenalina no mercado. Isto se deve a que, ao possuir escassos fundamentais e uma estrutura de propriedade opaca, conhecer os pontos de pressão dos demais pode ser primordial para os investidores.
Atualmente os dados assinalam uma crescente confiança na criptomoeda quando se mantém acima do limite dos USD 10.000, e esta diminui quando se acerca aos USD 12.000. O preço de bitcoin tem fechado acima dos USD 12.000 cinco vezes neste ano. De fato, bitcoin quase está apresentando uma curva de sino inverso nos preços, conforme o que mostra a análise.
“Atualmente sua faixa vê-se limitado”, disse Erlam. “E os altos que tem alcançado cada vez são mais baixos. Quando rompa esta faixa, poderia ver-se um movimento o suficientemente forte à baixa.”
De fato, a volatilidade de bitcoin tem diminuído ao longo do último mês. Sua média de movimento diário em 30 dias é de 2,4% ao alça ou à baixa, em comparação com um 5,5% em meados de julho, conforme outro estudo contribuído por Bloomberg.
Um estudo similar que utilizava informação de Coinbase Inc., outra das grandes plataformas de criptomoedas, também mostrava uma forte concentração ao redor dos USD 10.000, na qual diminuía na medida em que o preço se acercava aos USD 12.000.
Imagem destacada por monsitj / stock.adobe.com
Versão traduzida do artigo de Todd White, publicado no Bloomberg.
Traduzido de: CriptoNoticias