Um usuário lançou uma prova de conceito para obter acesso a uma rede WiFi protegida, usando Lightning Network. As instruções e o código desta ferramenta foram publicados no dia 6 de fevereiro.
Uma equipe de desenvolvimento criou Nodogsplash (NDS), um portal cativo que oferece uma conexão a Internet restringida, que pode ser desbloqueado por meio de certos parâmetros. Um desenvolvedor espanhol conhecido como @poperbu tem visto o potencial desta aplicação e desenvolveu um plugin que permite que, pelo pagamento de 100 satoshis (0.000001 BTC) através de Lightning Network (LN), a rede WiFi esteja disponível.
Este desenvolvedor publicou um vídeo com os passos necessários para cancelar a taxa solicitada por NDS com LN, com a ajuda de um bot de Telegram. Do mesmo modo, este usuário indicou pelo Twitter que o portal cativo permitirá aos usuários uma conexão limitada, o suficiente como para realizar o pagamento com LN e desfrutar do serviço de Internet.
[box]
#LightningNetwork #Wifi Captive Portal (#RaspberryPi + #nodogsplash + #lightning-charge + #c-lightning) @Blockstream @lightning pic.twitter.com/vG9EwzNGPf
— poperbu (@poperbu) 3 de febrero de 2019
[/box]
Na documentação de NDS pode ler-se como este serviço proporciona acesso público, simples e imediato, para uma conexão de Internet após os parâmetros configurados se cumpriram. NDS também permite que a página de bem-vinda seja personalizada a gosto do usuário. Da mesma forma, este projeto permite forçar o uso de um conjunto de nomes de usuários e senhas preestabelecidos com um tempo de conexão limitado, se o deseja. Para isso, o usuário deverá empregar um script de shell.
Adicionalmente, o usuário poderia fazer uso de um sistema de autenticação com uma interface web dinâmico, fazendo uso de seu próprio serviço web escrito em PHP e executado em seu próprio servidor. Atualmente, o projeto não admite o controle de tráfico, mas, conforme a sua documentação, é compatível com outros sistemas independentes como Smart Queue Management (SQM).
Atualmente o código de NDS pode ser consultado de maneira pública em seu repositório de GitHub que está registrado sob licencia de GNU. Uns 25 colaboradores oficiais encontram-se trabalhando neste repositório.
O plugin desenvolvido por este usuário é uma aplicação inovadora para a tecnologia de Lightning Network, que fechou no mês de janeiro com mais de 20.000 canais de pagamento para transferir bitcoins de maneira rápida e com comissões baixas, impulsionando a escalabilidade desta rede.
Imagem destacada por georgejmclittle / stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias