A equipe de Samourai Wallet anunciou que está disponível o acesso ao misturador de transações Whirlpool, em fase de provas (beta) na rede principal de Bitcoin.
Whirlpool é um serviço de CoinJoin criado pela equipe de Samourai Wallet. Com isso, a privacidade das transações feitas com bitcoin aumenta. Gregory Maxwell propôs o método de CoinJoin para que um usuário (ou mais) realize um pagamento conjunto com outro(s) usuário(s). O método permite que as entradas e saídas de cada transação não possam ser relacionadas.
Depois de uma transação ter sido confirmada, a Whirlpool adiciona as UTXO a um pool (que será determinado dependendo do seu tamanho) onde se misturará com outras UTXO.
O acesso em beta à rede principal de Bitcoin com a ferramenta Whirpool pode realizar-se desde dispositivo desktop com sistemas Mac OS X, Debian, Ubuntu, Redhat/CentOS/Fedora e Windows; enquanto para o Android, a ferramenta está em provas internas, de cara a um futuro próximo.
A interface de usuário também está atualmente em provas. «Será lançada aos usuários o mais cedo possível», indicou a equipe de Samourai Wallet através do Reddit.
Reptos de cara ao futuro
Seus desenvolvedores indicaram que o serviço foi projetado para usuários que desejam que seus UTXO permaneçam no pool de misturado durante períodos longos de tempo. Eles acrescentaram que quanto mais tempo passem no pool, menor será o custo que o usuário deverá cancelar pelo serviço.
Quanto aos dispositivos móveis, a equipe de Samourai Wallet indicou que será um tipo de interação mais exigente, já que os usuários precisarão misturar as UTXO de imediato.
Os desenvolvedores pretendem superar o repto de encontrar o equilíbrio adequado entre os «provedores de liquidez», que misturam através do cliente de desktop para obter misturas gratuitas, e aqueles que pagam uma pequena tarifa para misturar os fundos o mais rápido possível.
A Samourai Wallet poderá ser sincronizada com o serviço de mixtagem do ambiente de trabalho da Whirlpool. Para fazer isso, os usuários deverão contar com a versão mais recente da carteira, a partir da qual gerarão um código que deverão introduzir na interface da Whirlpool.
Para realizar as provas com o misturador de transações Samourai Wallet, os usuários precisarão de um equipamento com a última versão de Samourai Wallet instalada e configurada. Ademais, deverão possuir Java 8 ou versões superiores nas plataformas de desktop. A equipe indicou que OpenJDK funciona melhor que o JDK Oracle.
Imagem destacada por twinsterphotos / stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias