Satoshi.games está na rede principal de Lightning Network (LN) desde a quarta-feira, 13 de fevereiro. O site inclui opções de jogo que contam com uma integração de LN, de maneira que os jogadores podem ganhar satoshis se conseguem completar os desafios.
CriptoNoticias conversou com o criador de Satoshi.games, Carlos Roldán, para conhecer detalhes sobre o lançamento e o que oferece a plataforma. “Há jogos que estão ligados com Lightning nativamente, como Super Bro, e outros que se jogam com Lightning no modo competição. Logo há outros jogos que não estão ligados a Lightning”, assinalou o espanhol.
Os usuários têm até oito opções de jogos diferentes, ainda que as que utilizam LN para as microtransações do jogo (pagamentos, compras de vidas, cobranças) são Super Bro, Flappy Crypto e Grid. Em geral, trata-se de jogos que lembram a estética dos gráficos dos arcades.
Para poder jogar na plataforma, os usuários devem criar uma conta em Satoshi.games. Para isto há três possíveis vias.

A primeira é utilizar a extensão de Google Chrome, Joule, que oferece uma interface para realizar pagamentos em bitcoins desde um navegador web utilizando seu próprio nodo de Lightning Network. Também pode importar-se uma conta já criada ou, em última instância, pagar 1.000 satoshis pela criação de um novo perfil de usuário.
Um elemento significativo do design da plataforma é que a criação das contas não implica fornecer um correio eletrônico nem criar uma chave para obter seus usuários, de maneira que, o processo de registro e recuperação das contas na plataforma não comprometeria a identidade dos usuários.
“Parece que neste momento lhe dão ao usuário uma semente para restaurar”, assinalou o desenvolvedor de Lightning Labs, Olaoluwa Osuntokun, sobre Satoshi.games, qualificando esta decisão como a forma correta de criar contas nativas nesta rede de roteamento de bitcoins.
[box]
;@SatoshisGames does LN native account creation correctly: no email+pass for sign up, accounts cost 1k sat (built in sybil resistance)
— Olaoluwa Osuntokun (@roasbeef) 13 de febrero de 2019
[/box]
Conforme Osuntokun, este sistema é resistente a ataques Sybil; um tipo de ataque que ocorre quando um sistema distribuído (como uma cadeia de blocos distribuída entre nodos) é corrompido por uma mesma entidade, que maneja diferentes identidades nessa rede. “A criação de contas tem um custo que se pode regular em função dos níveis de atividade/abuso”, salientou o desenvolvedor.
Após seu lançamento, se organizou um torneio com 200.000 satoshis em prêmios. A competição se desenvolverá desde o sábado, 16 de fevereiro, e terminará na segunda-feira.




Para Roldán, o objetivo principal é gerar uma experiência de usuário amigável, que ajude a incentivar a adoção de Lightning Network, valorizando o potencial educativo da atividade lúdica para acercar esta tecnologia a novas gerações.
Sobretudo passá-lo bem. Jogar é uma atividade não só lúdica, senão educativa para eliminar a fricção em experiência do usuário fazendo uso de Lightning para as novas gerações. Se formos capazes de criar jogos que atraiam aos mais jovens, onde intervenha Lightning, será mais possível uma adoção exponencial.
Carlos Roldán
Desenvolvedor, Satoshi.games
Para ele, a LN é uma solução com grande potencial, e seus principais desafios são a redução da fricção de uso, bem como o desenvolvimento de aplicações “do dia após dia”, para impulsionar a adoção massiva desta rede de segunda camada criada sobre o Bitcoin.
Imagem destacada por: sik-life / pixabay.com
Traduzido de: CriptoNoticias