[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.13.1″]
A plataforma descentralizada de armazenamento Sia decidiu fazer uma bifurcação dura ou hardfork em sua rede a fim de bloquear os equipamentos mineiros ASIC de Bitmain e Innosilicon, e habilitar em sua rede só os mineiros ASIC do projeto Obelisk.
A informação foi publicada no dia 1º de outubro no blog corporativo da empresa, pelo principal desenvolvedor da Sia, David Vorik, quem explicou que a decisão de realizar este hardfork foi tomada no consenso com a comunidade, logo de uma cuidadosa deliberação por parte da equipe acerca das implicações que isto terá para a rede.
Dessa forma, se procura revogar o monopólio que exerce Innosilicon na rede de Sia, que atualmente extrai um 37,5% do hashrate de Siacoin através de seus mineiros, para assim instaurar a Obelisk como único titular ASIC para a plataforma, cujos equipamentos agora possuem um circuito integrado secreto, como um mecanismo para mitigar as ações de possíveis atacantes, conforme indicam. Ao respeito, Vorick expressa que a comunidade está aberta a aceitar outros fabricantes em longo prazo, sempre e quando contribuíam á saúde do ecossistema mineiro de Sia e evitem as práticas abusivas.
Ele acrescenta que se fosse apresentar outro monopólio inadequado de ASIC, a equipe está em disposição de fazer outra bifurcação, ou de tomar qualquer outra medida para defender a rede.
[/et_pb_text][et_pb_testimonial _builder_version=”3.13.1″ author=”David Vorick” job_title=”Desenvolvedor, Sia” portrait_url=”https://criptonoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/10/David-Vorick.png” quote_icon_background_color=”#f5f5f5″]
No caso de que precisemos construir outro fabricante em curto prazo, o Obelisk tem preparado um projeto de chip que podemos gravar e usar para defender a rede. Em longo prazo, esperamos que tenha bons fabricantes que construam ASIC com extensões de circuito secreto que podamos aproveitar em lugar de recorrer explicitamente o Obelisk.
[/et_pb_testimonial][et_pb_text _builder_version=”3.13.1″]
Vorick também assinala que em virtude de que em Sia não existe um mecanismo para mudar as regras e forçar a atualizar, se promoverá a bifurcação lançando um novo código para incentivá-la a fazer a atualização. Assim, as pessoas escolherão entre rejeitar a atualização ou continuar utilizando a antiga cadeia de blocos, dividindo a rede em dois blocos. Esta divisão não teria nenhum impacto sobre a funcionalidade da rede Sia, de acordo com o desenvolvedor.
OS ANTECEDENTES
A decisão da Sia é derivada de um anúncio feito em junho de 2017, quando a empresa informou que criaria uma filial para desenvolver equipamentos de mineração de criptomoedas ASIC para a rede de Siacoin. Foi assim que surgiu o Obelisk, uma filial de Nebulous, também fundada por David Vorick.
O projeto ganhou força e recebeu apoio monetário de vários membros da comunidade, conforme relata o desenvolvedor. No entanto, o problema se apresentou quando Bitmain e Innosilicon também começaram a desenvolver mineiros para Siacoin, de forma paralela e em segredo. Bitmain lançou seus equipamentos ao mercado em janeiro de 2018 e obstruiu o projeto Obelisk, que tinha posto suas expectativas num mineiro anunciado publicamente durante meses.
Para essa data, embora se considerasse a possibilidade fazer uma bifurcação, o equipamento optou por esperar e deixar que Bitmain minara siacoin através dos Antminer A3, esclarece Vorick. Não obstante, foi Innosilicon que começou a dominar a mineração de siacoin, ao ter o único mineiro de 14nm no mercado, e obter um beneficio de 100% em seu hardware.
A partir desses fatos, Vorick opina que se cruzou uma linha importante quando os projetos segredos de ASIC substituíram a um projeto público, no qual a comunidade tinha investido substancialmente. Ele acrescenta que a bifurcação dura não se decidiu antes porque existia o medo de que os conflitos levarão uma decisão errada, mas esta segunda proposta de bifurcação conta com mais apoio e não tem oposição dos membros da comunidade.
Nesse sentido, a comunidade de Sia manifestou nos fóruns de reddit, em apoio á bifurcação dura ou hardfork como mecanismo para proteger aos membros da comunidade que investiram nos ASIC de Obelisk, além de defender a descentralização.
Por sua parte, o fabricante chinês Birmain negou as acusações de praticar mineração segreda e afirmou no passado junho novas Politicas de Transparência para Práticas de Shipping e Mineração. Essas declarações foram rebatidas por Salva Herrera, desenvolvedor independente e proprietário de SiaStats, quem disse que a empresa extraiu siacoins da cadeia de blocos de Sia dois messes antes do lançamento de seu dispositivo.
Imagem destacada por SGV / stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]