[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.13.1″]
A plataforma descentralizada para o intercâmbio de criptoativos, Waves, anunciou a ativação de um sistema de contas que permitirá aos usuários implementar contratos inteligentes em sua rede principal.
Através de uma informação publicada em seu blog corporativo este 26 de setembro, se explica que se trata de uma das características mais esperadas da plataforma, que se ativou automaticamente logo de alcançar 80% dos votos dos mineiros a favor de sua implementação. Dessa forma se conseguiu lançar a primeira fase de contratos inteligentes de Waves.
Os desenvolvedores podem configurar contas inteligentes usando a linguagem de programação RIDE IDE, a qual foi otimizado para a execução na cadeia de blocos, exigindo recursos mínimos para seu funcionamento, conforme se informa. Isso faz possível estabelecer vários tipos de controles nas contas, habilitadas para implementar muitas das funções dos contratos inteligentes, como carteiras multi firma, congelação de tokens, intercâmbios atómicos, processos de votação e oráculos (data Oracle).
A nota indica que com essas contas, os interessados poderão utilizar as características mais populares e requeridas e sejam aplicáveis a várias operações com tokens. A este respeito, o CEO da Waves, Sasha Ivanov, destaca o interesse por cobrir as expectativas da comunidade.
[/et_pb_text][et_pb_testimonial _builder_version=”3.13.1″ author=”Sasha Ivanov” job_title=”Fundador e CEO, Waves” portrait_url=”https://criptonoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/10/Sasha-Ivanov.png” quote_icon_background_color=”#f5f5f5″]
Estamos criando uma plataforma blockchain fácil de usar para qualquer um. Para conseguir isso, estamos tentando ver o sistema através dos olhos do usuário e entender o que mais necessitam. Essa é a essência do nossa abordagem de contas inteligentes.
[/et_pb_testimonial][et_pb_text _builder_version=”3.13.1″]
Neste sentido, o chefe de desenvolvimento de Waves, Ilya Smagin, expõe que também se podem ativar mais funções, entre as quais destaca a autenticação de dois fatores e as transações de dados, essas últimas desenvolvidas com o objetivo de poder publicar dados de usuários na cadeia de blocos. Desse modo, se complementa a função de oráculo das contas, não só ao permitir a conexão para uma fonte de dados externa senão ao fazer possível a revisão das transações de dados e o status do contrato.
Acrescenta a nota com o fim de orientar ao usuário na configuração dos contratos inteligentes, já está disponível uma série de tutoriais elaborados por Inal Kardanov, em representação dos desenvolvedores.
ALGUMAS LIMITAÇÕES
De acordo com o que explicam os comunicados da empresa, as contas inteligentes são contratos inteligentes não completos de Turing, os quais permitem a execução de códigos na rede de blockchain, mas com limitações de funcionalidade que procuram evitar os usos não desejados e aumentar a confiabilidade do sistema. Como consequência, não se fornece aos usuários a capacidade de escrever funções, nem construções complexas.
No entanto, acrescenta-se que as contas inteligentes não exigem nenhum gás para seu funcionamento, exceto a tarifa mínima da rede estabelecida de acordo com o valor da transação padrão (0.001 WAVES). Tal fato se apresenta como vantagem perante redes como Ethereum, cuja congestão costuma derivar em aumentos no preço do gás.
Sobre isso, esclarece-se que Waves se tem criado sobre a base de um modelo fundamentado em contas, como Ethereum ou Nxt, que se diferençam do sistema de entrada/saída de Bitcoin. Assim, é mais viável estabelecer scripts de segurança em contas complexas, conforme se esclarece.
Ao lançar esta iniciativa Waves procura apresentar-se como uma nova alternativa para criar contratos inteligentes, papel que tem sido uma das principais características distintivas de Ethereum, e que também é implementada por outras plataformas, como Ethereum Classic (produto da bifurcação de Ethereum), NEO, e EOS, entre outras.
Um dos objetivos é atrair o interesse dos membros do ecossistema animado por esse tipo de contratos, cujas vantagens estão sendo cada vez mais reconhecida, e que já tem alcançado um status legal em varias partes do mundo.
Imagem destacada de spainter_vfx / stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]