Na era atual da Internet, nossos dados são tudo menos seguros.
Rotineiramente, as informações são coletadas pelos sites e plataformas que visitamos, sendo essas informações vendidas aos anunciantes para uso em promoções direcionadas. É algo que se tornou alarmantemente normalizado e que impactou drasticamente a autonomia que os usuários da Internet têm sobre seus dados.
Isso é algo que a criptomoeda e a emergente Web 3.0 planejam mudar, dando aos usuários total autonomia sobre suas informações, com a escolha do anonimato total disponível para todos os usuários através da tecnologia blockchain.
Dois projetos que dão a seus usuários total autonomia sobre seus dados que valem a pena conferir são Decentraland (MANA) e Xchange Monster (MXCH).
Decentraland (MANA) e o poder de um avatar
Uma das maiores maneiras que a Internet de hoje deu aos usuários alguma aparência de privacidade é por meio de avatares. As plataformas não exigem que os usuários insiram seus nomes reais ou usem imagens de si mesmos como fotos de perfil, permitindo que eles criem suas próprias identidades da maneira que acharem melhor.
No entanto, mesmo com essa escolha de criar uma persona na Internet, isso não garante total anonimato – e-mails e locais podem ser rastreados e dados podem ser coletados, o que significa que, mesmo que aqueles em um círculo social online não conheçam a identidade de alguém, o próprio sistema irá.
Decentraland (MANA) é um projeto de metaverso que combina a diversão e a criatividade associadas ao uso de avatares com
Este post foi publicado originalmente em neste site