A blockchain de Ethereum conta atualmente com mais de 200.000 contratos inteligentes (smart contract). Nos dados do navegador de blocos Etherscan, só os token ERC-20 superam por quase 5.000 dita cifra.
Aos contratos inteligentes correspondentes aos tokens ERC-20, somam-se mais de 2.000 contratos de tokens construídos sob o padrão ERC-721. Estes últimos são tokens não fungíveis, ou seja, não monetários. Principalmente, correspondem a colecionáveis como CryptoKitties ou DozerDoll.
Outros contratos inteligentes presentes no Ethereum estão destinados ao crescente mercado das Finanças Descentralizadas (também conhecidas como DeFi). Como exemplo deste tipo de projetos se podem destacar o sistema de empréstimos com garantias em ethers de Maker.
Entre os blockchains que operam com contratos inteligentes, quiçá a de maior popularidade é precisamente Ethereum.
Os contratos inteligentes são acordos automatizados. Trata-se de um software escrito para executar determinadas tarefas em função do cumprimento de certos parâmetros ou cenários, incluídos no código escrito para cada contrato. Em comparação com um contrato em papel, não está sujeito à interpretação das partes.
Cada uma das condições deve cumprir-se para que a ação estabelecida no contrato se execute automaticamente, garantindo o cumprimento de parte dos envolvidos sem depender de um terceiro que gere confiança.
Desenvolvimento recente dos contratos inteligentes em Ethereum
Incorporando-se ao desenvolvimento para a tecnologia da blockchain de Ethereum, a empresa especializada em software Microsoft apresentou em julho passado uma ferramenta de nome VeriSol, ou Verificador de Solidity. Este software tem como objetivo a auditoria e a análise de contratos inteligentes escritos com uma das linguagens mais utilizadas no Ethereum, Solidity.
Cifras apresentadas a começos deste mês de agosto por TokenAnalyst, assinalam que a quantidade de ETH resguardado em contratos inteligentes de Ethereum diminuiu mais de 12% com respeito aos números de julho.
Conforme esse relatório, a diminuição equivale a 1,63 milhões de ETH. A cifra representa ao redor de USD 370.000.000 em ethers, conforme seu preço no mercado, refletido em CoinMarketCap no momento de redigir esta nota.
Ethereum não é a única plataforma que permite a implementação de contratos inteligentes. De fato, plataformas como Rootstock e Counterparty permitem a incorporação destes acordos automatizados no blockchain de Bitcoin.
Outras redes também têm posto sua atenção neste tipo de implementações. Por exemplo, Zilliqa anunciou em junho o lançamento de sua própria plataforma de contratos inteligentes, enquanto Cardano atualizou sua folha de rota de desenvolvimento em função de incorporar também os contratos inteligentes para sua rede.
Imagem destacada por Syda Productions / stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias