O startup Sparkswap anunciou o lançamento de uma nova aplicação de desktop que permite aos usuários a compra de bitcoin com dinheiro fiduciário para enviá-los diretamente á carteira de Lightning Network (LN).
Em uma informação publicada em16 de setembro em seu blog corporativo, a empresa explica que as compras de bitcoin através do Sparkswap Desktop se transferem instantaneamente á carteira do LN sem que a companhia tome a custódia da criptomoeda.
O exposto acima é possível porque o processo é executado como um intercâmbio atômico (Atomic Swap) da Lightning Network, na qual você só precisa confiar no software de código aberto e não na companhia. Trata-se de intercâmbios diretos que geralmente são feitas entre duas plataformas blockchain sem a presença de intermediários.
A empresa acrescenta que, por agora, só se admite a compra de bitcoins, embora num futuro eles esperem poder admitir plataformas móveis e realizar vendas de BTC. Igualmente, eles indicam que esta primeira versão da aplicação é projetada para usuários que já executam um nó de Lightning Network (LND). « Caso contrário, nós recomendamos as aplicações Lightning, Zap ou Node Launcher», as quais facilitam a instalação dos nós de Bitcoin e LN e que otimizam o uso de Sparkswap, conforme esclarece a nota.
Configuração e medidas de segurança
Para começar a usar a ferramenta, os usuários devem baixar a aplicação, a qual é compatível com os sistemas operativos Mac, Linux e Windows. Também é possível compilar o código fonte do GitHub.
A configuração requer a conexão com o nó LND existente, depois disso aparece um feed de preços de bitcoin/ USD ao vivo para a compra de BTC. Com isso se pode transferir USD da conta bancária, sem comissões. A nota acrescenta que «para clientes qualificados, o USD estará disponível instantaneamente, caso contrário, as transferências serão liquidadas em poucos dias».
Além disso, afirma-se que os dólares se mantêm na conta de depósito domiciliado nos Estados Unidos, sujeita a auditorias periódicas de terceiros e controles contratuais que buscam garantir que os fundos não sejam utilizados para nada além de reembolsos em dólares «(…) Suas transferências em USD não estão sujeitas a procedimentos de falência de Sparkswap ou de qualquer de nossas afiliadas”, assegura o startup.
O Sparkswap é um startup que, em abril passado, levantou quase USD 4 milhões em uma oferta inicial de moedas. O projeto procura criar uma plataforma de intercâmbio sem custódia a fim de aproveitar as funções de escalamento e velocidade da Lightning Network e os intercâmbios atômicos. As provas na rede principal começaram em janeiro de 2019.
O funcionamento do Sparkswap se assemelha ao de Boltz, cujo lançamento em versão alfa também se efetuou em abril passado, com o objetivo de criar um «intercâmbio de ativos digitais instantâneo, sem conta e sem custódia, construído na rede Lightning Network». O Boltz troca criptoativos entre um canal de rede Lightning e uma cadeia de blocos. Utiliza os intercâmbios submarinos e um contrato (HTLC) que condiciona a propriedade de uma transação que não gasta (UTXO) ao pagamento de uma fatura na LN.
Imagem destacada por WrightStudio / stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias