O status legal das criptomoedas tem sido um tema muito discutido durante os últimos meses. Diversas autoridades ao redor do mundo têm expressado suas intenções de regular o comércio com criptoativos para prevenir delitos. O dia de hoje o governo de Taiwan anunciou que publicará um marco legal que evite a lavagem de dinheiro com criptomoedas no final deste ano.

O ministro da Justiça deste país, Chiu Tai-san, informou numa reunião que se espera que estas disposições legais estejam prontas em novembro, antes da visita a Taiwan da Organização Contra a Lavagem de Dinheiro na Ásia e no Pacífico. Esta organização está conformada por representantes de diversos governos da região e procura combater este delito financeiro.

Tai-san teria dito que devido a que Bitcoin é uma preocupação para a China, o departamento legal da instituição convidou á Comissão de Supervisão Financeira (FSC) a uma reunião junto ao Ministério do Interior, o Banco Central, o Escritório de Investigação e outras agências para discutir esse assunto.

A relação entre essas duas nações tem sido tensa durante mais de 60 anos, pois desde o fim da Guerra Civil, Taiwan tem reclamado ser reconhecida como a verdadeira China, embora não seja apoiada por muitos países ou organizações. É provável que, com este tema, ambas as regiões encontrem um ponto em comum.

No início deste mês, numa comparência perante o parlamento de Taiwan, o presidente do Banco Central desse país propôs someter ás operações comerciais com bitcoin ás regulações vigentes contra a lavagem de dinheiro; acrescentando ter feito a recomendação ao Ministério de Justiça dessa nação, que hoje parece ter tomado o conselho.

Igualmente, o Ministério das Finanças de Taiwan anunciou que está fazendo um projeto de lei para combater a lavagem de dinheiro, logo de uma árdua investigação. Entretanto, eles afirmam, o intercâmbio de criptomoedas em Taiwan continuará regendo-se pelas mesmas regras anti-lavagem de dinheiro que já se aplicam ao setor financeiro tradicional. Isto graças á recomendação do presidente do Banco Central de Taiwan.

 

Imagem destacada por Andrey Popov / stock.adobe.com

Traduzido de: CriptoNoticias