A plataforma IOTA foi projetada como uma blockchain com a capacidade de “escalar infinitamente”. No entanto, esse objetivo não tem evitado que a escalabilidade siga sendo uma das problemáticas mais controvérsias da rede, dado que IOTA tem apresentado atrasos no tempo de suas transações e saturação na rede interna após de um ataque de spam.

Conforme a fontes de imprensa e denúncias de diversos usuários de Reddit, IOTA teria sofrido um ataque massivo DDoS que gerou uma sobrecarga de spam, a qual não pôde ser manipulada pelos nós públicos da rede. Desta maneira, a plataforma se congestionou de tal forma que seu tempo de processamento teve atrasos, situação que no gera bons prognósticos para uma rede que se orgulha de ser infinitamente escalável.

Não obstante, o problema é fácil de resolver, já que muito além do ataque de spam a verdadeira problemática que possui a plataforma é a falta de suficientes nós públicos para que se possam  processar eficientemente todas as operações. IOTA estava trabalhando com um número limitado de nós públicos, contrariando o funcionamento da blockchain, quanto maior é o numero de nós, menos se retardam as transações.

É devido a este acidente da rede que o spammer foi capaz de inundar os nós. Pelo momento, IOTA tem conseguido resolver a problemática diminuindo o número de transações por segundo, passando de 3 transações por segundo a uma só. Uma ação que recebeu fortes críticas na comunidade, mas que têm funcionado temporariamente.

Os usuários de Reddit acreditam que a plataforma precisa mais nós completos, assim como facilitar a execução dos nós públicos e descentralizar ainda mais a rede:

A maioria dos usuários de criptomoedas atualmente usam uma carteira centralizada (Coinbase, blockchain.info, Xapo, etc.) para armazenar suas criptomoedas; Os usuários de IOTA também podem fazer isso, mas é claro que conduz á desvantagem de confiar num terceiro com sua chave privada. A “solução” a este enigma e fazer que seja “fixo” é facilitar a execução de um nó completo, que virá com o “nó de enxame” antes mencionado, que requere muitos menos recursos para executar-se.

Eragmus

Usuário, Reddit

Embora  essa comunidade percebe que é muito difícil deixar de depender de soluções centralizadas, como é o caso das casas de câmbio, deveria ser um dos principais objetivos a serem desenhados pela IOTA e outras soluções blockchain. Inclusive, algumas pessoas propõem que o ecossistema blockchain deveria adotar á comunidade do Internet das Coisas (IoT) para aproveitar seus benefícios.

Pelos momentos, o preço de MIOTA não se tem visto afetado pelas deficiências da rede. E é cotado no mercado em 0.171111 dólares por unidade. Adicionalmente, diversos usuários têm decidido começar a criar seus próprios nós públicos com o objetivo de ajudar na escalabilidade da plataforma. Essa não é a primeira vez que IOTA enfrenta as duras criticas, em um passado um dos desenvolvedores de Ethereum teria atacado fortemente contra a solução e expertos em segurança teriam destacado as muitas vulnerabilidades da rede.

 

Traduzido de: CriptoNoticias