Bitrue, a casa de câmbio de criptomoedas de Cingapura, relatou nesta quinta-feira 27 de junho que sofreu um ataque informático, o que resultou no roubo de mais de 4 milhões de dólares em XRP e Cardano (ADA). O startup informou através de um comunicado que os hackers acessaram em sua carteira quente e moveram fundos para outras casas de câmbio.

Por meio de um segmento do Twitter, Bitrue detalhou que os atacantes aproveitaram uma vulnerabilidade no sistema de controle de riscos da plataforma, obtendo acesso a contas de aproximadamente 90 usuários. Graças a isso, os hackers conseguiram desviar 9,3 milhões de XRP (quase USD 4 milhões) e 2,5 milhões da criptomoeda ADA (aproximadamente USD 230 mil na taxa atual de câmbio).

O ataque foi rapidamente identificado e neutralizado, de acordo com a versão do Bitrue. Eles fecharam as operações em sua plataforma, colocando o site em modo de manutenção enquanto investigavam o que estava acontecendo.

A Bitrue informou que está trabalhando com a Bittrex, ChangeNOW e Huobi para recuperar os fundos que foram transferidos para suas respectivas plataformas. A equipe agradeceu por congelar as criptomoedas relacionadas a ações maliciosas.

Acrescenta o comunicado que a situação está «sob controle» e que 100% dos fundos perdidos serão devolvidos aos usuários. Ao mesmo tempo a casa de câmbio reconhece que sua equipe está revisando suas medidas e políticas de segurança.

O site da Bitrue ainda está inativo, mas a companhia prevê retomar as operações “em poucas horas”, segundo uma recente atualização em sua conta no Twitter.

Bitrue é uma das 100 principais casas de câmbio de criptomoedas, de acordo com os rankings diários de intercâmbio de CoinMarketCap.

Em janeiro passado, os administradores de Bitrue também confirmaram um ataque de 51% contra Ethereum Classic; numa tentativa por retirar mais de 13.000 (ETC) com um valor de mais de USD 100.000 das contas da plataforma. No entanto, esse ataque foi frustrado.

Mercado de criptomoedas em vermelho

A criptomoeda ADA atualmente recuou 11,48%, no momento da redação deste artigo, e está em USD 0,086 por unidade. Enquanto o XRP cai 12,41% e é de USD 0,40, de acordo com os dados de CoinMarketCap. Convém assinalar que o mercado de criptomoedas em geral experimenta uma correção.

 

Imagem destacada por Oleksii / stock.adobe.com
Traduzido de : CriptoNoticias