O diretor de Engenharia do Google, Ray Kurzweil, revelou o seu ceticismo sobre a implementação massiva da moeda bitcoin como um caminho para a revolução digital, mas ao mesmo tempo não descarta que pudesse ocorrer uma adoção massiva do blockchain em diferentes setores.

De acordo com declarações oferecidas recentemente durante uma conferência de imprensa feita na cimeira da tecnologia financeira Exponential Finance, Kurzweil qualificou o Bitcoin como uma moeda que não estaria disposto a abraçar. As suas razões? Giram principalmente em torno da instabilidade no preço do bitcoin, um argumento que toma o valor quando se considera flutuações significativas sofridas pela moeda tão só durante o primeiro semestre de 2017.

Kurzweil é considerado um dos mais importantes futuristas e inventores da época, e disse expressamente que não iria colocar o seu dinheiro em bitcoin porque não fornece uma estabilidade razoável desde a sua criação até agora; além de adicionar que até o momento não há nenhuma maneira clara para reduzir a volatilidade da moeda digital e afirmou que não considera que o bitcoin que seja o algoritmo correto para suprir as moedas fiat. No entanto, nem tudo é cinza para os cripto-aficionados, já que não exclui que o futuro da economia este num algoritmo.

Moedas como o dólar proporcionaram a estabilidade razoável. Bitcoin não o há feito. E não está claro para mim que todo o paradigma da mineração possa fornecer esse tipo de estabilidade… Temos visto uma instabilidade enorme com o bitcoin, então eu não iria colocar meu dinheiro nele. Eu certamente acho que poderia haver alternativas de moedas nacionais para surgir no futuro.  Nas algorítmicas é uma possibilidade, só que não acho que tenhamos chegado ao algoritmo correto ainda.

Ray Kurzweil
Diretor de Engenharia, Google

Entretanto, Kurzweil não exclui o potencial da tecnologia que suporta bitcoin, ou seja, o blockchain. Tecnologia que considera que pode ser adotada pelos estados para a gestão pública, que já não está longe da realidade porque há várias entidades governamentais atualmente que investigam como aplicar efetivamente a cadeia de bloco para o seu sistema financeiro e os seus processos inerentes.

Há que destacar que a percepção de Kurzweil é relevante para a indústria tecnológica e financeira porque este homem tem feito previsões para o setor desde os anos 90; marcando –para o 2013- 115 previsões “essencialmente corretas” das 147 feitas.

O executivo de Google utiliza para prever as tendências tecnológicas um sistema chamado Lei de Rendimentos Acelerados, com o qual assegura que “toda medida fundamental da tecnologia da informação segue trajetórias previsíveis e exponenciais”, conforme reporta o portal Big Think.

Apesar de todo, ainda resulta impossível prever o futuro. Por enquanto, Bitcoin continua a ascendendo e estabilizando-se cada vez mais graças às importantes adoções que se viram ao redor do globo.

 

Traduzido de: CriptoNoticias