A comunidade NEM comemorou nesta sexta-feira, 29 de março, o quarto aniversário do bloco de gênese de sua rede.
O bloco nêmesis de NEM, como chamaram ao primeiro bloco registrado na blockchain, foi gerado durante a noite de 28 de março de 2015, embora a comunidade tenha um aniversário da plataforma no dia 29 do mesmo mês. Nêmesis registrou 1.352 saídas e foi configurado como o bloco #1 da cadeia, diferenciando-se de outras blockchain, bem como o Bitcoin, onde o bloco gênesis é de #0.
DESENVOLVIMENTO INICIAL
Gimre, um dos principais desenvolvedores do NEM -siglas do New Economy Movement (Movimento de Nova Economia) -, comentou em seu Twitter que o projeto começou a desenvolver-se em janeiro de 2014. Logo de mais de um ano de trabalho, a rede alcançou a versão 0.6.25 em 30 de março do 2015, dois dias depois de registrar o primeiro bloco. Esta primeira versão incluía a Prova de Importância (Pol) e as transações multi-firma, entre outras, que continuarão evolucionando até a atual versão 0.6.96.
De acordo com os parabéns da Fundação NEM, Gimre realizou o desenvolvimento inicial junto com @Jaguar0625, o principal colaborador do repositório de GitHub do Nem.Core.
UM CRIPTOPROJETO CONCEBIDO PARA EMPRESAS E SEU MERCADO
Com base em Cingapura, o blockchain de NEM foi criado para implementar múltiplas soluções empresarias associadas a uma cadeia de blocos na mesma plataforma. Dessa forma, NEM planeja a integração de instrumentos financeiros, aplicações, livros contáveis e tokens empregando um código escrito principalmente em C++.
O NEM criou um Sistema de Ativos Inteligentes (em inglês, Smart Asset Blockchain) criado para facilitar a adaptação empresarial requerida. Dessa forma proclamam entre seus principais casos de uso funcionar como plataforma para os serviços financeiros, a automatização contável, diversos serviços de autenticação e a criação de tokens para as Ofertas Iniciais de Criptomoedas (ICO).
Por outra parte, tal como os principais projetos blockchain, o NEM conta com seu principal ativo subjacente: o XEM. O XEM está atualmente sendo negociado a USD 0,0549, cifra que representa um crescimento de 7,85% em relação ás últimas 24 horas de acordo com Messari. Da mesma forma, alcançou seu ponto mais alto há um ano, quando foi cotado a USD 2,09.
A emissão total de XEM, no momento da redação, é de 8.999.999.999 XEM e mantém uma capitalização de mercado de quase 500.000.000.
CATAPULT
Catapult é a atualização de infraestrutura que segue a versão 0.6.96 da rede de NEM. Esta implementação prevê tornar-se no “motor da cadeia de blocos” do NEM, semelhante á Virtual Machine de Ethereum, que tornará mais rápida e escalável a rede.
O lançamento de Catapult propõe uma arquitetura de software dividida em quatro níveis, entre os quais se inclui o desenvolvimento de clientes ligeiros e aplicações descentralizadas. Isso permitirá a compatibilidade com carteiras frias como Trezor e Ledger, de acordo com a informação oficial do NEM.
Ademais, conforme a Fundação NEM, a implementação de Catapult permitirá a criação de casas de câmbio descentralizadas, transações adicionadas, transações multi-assets e outras mudanças que levarão o funcionamento da plataforma ao seguinte nível.
Os seguidores do projeto NEM aguardam o lançamento de Catapult, planejado inicialmente para 2018. Enquadrado no quarto aniversário do NEM, a Fundação publicou o primeiro roteiro para a implementação do Catapult.
De acordo com o documento, o qual pode variar, o lançamento de Catapult na rede principal de NEM se planeja para no final do terceiro trimestre e começos do quarto trimestre de 2019. Igualmente, Catapult estará disponível na rede de provas desde o segundo trimestre do ano; a versão de provas de dita implementação contará com um moedeiro experimental.
FUNDAÇÃO NEM E SUA COMUNIDADE EM ESPANHOL
Atualmente, a fundação é presidida por Alexandra Tinsman e possui embaixadores em 20 países ao redor do mundo. Desde a sua criação, o objetivo da Fundação NEM é promover o uso da blockchain NEM e educar sobre isso.
Além de promover a adoção da plataforma, a Fundação NEM é responsável pela gestão dos fundos que suportam os diferentes projetos de desenvolvimento do NEM. No entanto, isso não significa que eles tenham o poder de atribuí-los; esta responsabilidade recai sobre os usuários votantes, entre os quais está a equipe de desenvolvedores principais.
No momento, a Fundação NEM enfrenta uma reestruturação que tenta dar um tratamento mais responsável aos fundos, a cargo de Tinsman. A proposta de reorganização foi aprovada pela comunidade após a votação do mês de fevereiro; e há algumas semanas, a nova diretiva anunciou que no próximo dia 1º de abril darão a primeira etapa da reestruturação.
COMUNIDADE EM ESPANHOL
Apesar de estarem sediados num país asiático, a Fundação NEM e os membros da comunidade construíram canais de comunicação em espanhol, como o NEMEspañol.io, um site dedicado a divulgar notícias NEM para a comunidade de língua espanhola.
Igualmente, de acordo com a pagina de NEM, existem lideres ou embaixadores do projeto NEM em seis países de língua espanhola. Entre eles destacam-se Argentina, Venezuela e Colômbia, três países com importantes comunidades em torno as criptomoedas. Além disso, a região também conta com um representante latino-americano no conselho da Fundação NEM, Pedro Gutierrez, quem forma parte de conselho desde janeiro de 2018.
Imagem destacada por Rudra / stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias