Justin Sun, fundador da iniciativa TRON, anunciou recentemente que premiará aos dois ganhadores de seu concurso no Twitter logo de ter cometido um erro na premiação. O concurso fechou outorgando dois teslas avaliados em 45.000 dólares a dois ganhadores internacionais, um carro Mini e muita controvérsia pela falta de comunicação sobre o que aconteceu no sorteio.
Na última quarta-feira 27 de março em um concurso divulgado no Twitter, Justin Sun deu a conhecer como ganhadores de um carro Tesla a dois usuários diferentes da rede social, logo de que cancelasse sem razão aparente a primeira premiação e republicasse os resultados com um novo ganhador.
O concurso gerou controvérsia no ecossistema de criptomoedas, logo que Sun oferecesse ao primeiro ganhador uma viajem a uma conferência da TRON em 2020 para compensar o dano. Mas o fundador se retratou de sua primeira proposta e anunciou que lhe entregaria aos dois ganhadores seus respectivos automóveis, assim como também deu explicações do que aconteceu afirmando que o primeiro vídeo que subiu sobre a premiação teria sido previamente gravado, pelo qual era pouco transparente. De mesma forma, ele afirmou que não estava familiarizado com os mecanismos que utilizou sua equipe para randomizar os tweets, embora não esclareceu se isso afetou os resultados.
Além dos erros cometidos no concurso (que são humanos e foram alterados pela equipe) a verdadeira polémica se gera perante a falta de comunicação da equipe de TRON no momento de resolver a problemática. Cancelar uma premiação, sem dar uma prévia explicação de porque a decisão foi tomada, é um sério erro de comunicação. Igualmente, publicar nas poucas horas outro vídeo, premiando a outro concorrente, sem explicar o que aconteceu, agrava o mal-entendido.
Como se isso não bastasse, a equipe TRON tampouco foi transparente, já que publicar um regramento com novos detalhes para poder concursar uma vez finalizado o sorteio, não é uma atividade que pode ser considerada honesta. E tentar de corrigir o erro cometido, oferecendo-lhe ao primeiro ganhador uma viajem como prêmio de consolação, jogou contra do sorteio e da iniciativa. Os dois Teslas entregados hoje resultam ser uma medida de controle de danos e não uma ação para contribuir com a transparência do ecossistema, como a Sun quer mostrar.
O TRON é um dos projetos do ecossistema blockchain que mais se destaca por suas habilidades de marketing e suas interações nas redes sociais, pelo qual esse erro tem sido um duro golpe numa de suas melhores características. Da mesma forma, a iniciativa não se tem salvado estes últimos anos de cair em controvérsias com casos de suposto plágio e críticas duras pelo lançamento de um token de BitTorrent.
________________________________________
Isenção de responsabilidade: os pontos de vista e opiniões expressas neste artigo pertencem ao seu autor e não necessariamente refletem aquelas de CriptoNoticias.
Imagem destacada por Grenar / stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias