As transações em LocalBitcoins caíram significativamente durante o apagão ocorrido em Venezuela durante as últimas 70 horas. Dado que os usuários da plataforma posicionaram-se entre os primeiros lugares com o maior volume de intercâmbio de bitcoins do mundo.
O apagão geral que experimentou o país latino-americano a partir de 7 de março á tarde, sem haver versões confiáveis das causas do mesmo, derrubaram o registro de USD 183.304, equivalentes a 48 BTC, no dia 8, logo de manter durante os últimos meses uma média de USD 1 milhão trocados a cada dia.
Durante o último trimestre, o volume de intercâmbio na plataforma permaneceu acima dos 1.800 BTC por semana. De acordo com cifras de Coin Dance, a semana que terminou em 9 de fevereiro de 2019 se registrou um volume de 2.847 BTC.

As versões do governo de Nicolás Maduro sugerem que houve sabotagem, mas estas informações não têm sido demostradas. O sistema de eletricidade da Venezuela depende de uma instituição central chamada Corpoelec, que até hoje não tem oferecido explicações objetivas sobre a falha, estendida por todo o território nacional, em alguns estados por mais de 69 horas.
O NetBlocks.org, um observatório da Internet, indica que a conectividade e distribuição do poder elétrico no território venezuelano se reduziram 80% durantes os últimos três dias. O impacto econômico desse evento poderia ser de mais de mil milhões de dólares. Durante o pior momento da crise, apenas 2% do território estava conectado a fontes de eletricidade, sugere a organização.




Na Venezuela, os usuários da LocalBitcoins trocaram um volume de 8.311 BTC durante o mês de fevereiro, uma cifra semelhante ao de janeiro, que equivale a mais de 32,3 milhões de dólares estadunidenses. Juntamente com a Colômbia, somam 80% do volume na região.
Os venezuelanos experimentam uma das maiores crises políticas e econômicas de sua história, então recorreram ao uso do bitcoin como forma de salvaguardar o valor de seu dinheiro e escapar da hiperinflação.
Imagem destacada por mario beauregard / stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias.