O Banco da Coréia, o banco central desse país, lançou um programa piloto para provar o won digital.
No anúncio desta segunda-feira, o banco central disse que o programa foi lançado no mês passado e continuaria até dezembro de 2021. O programa de 22 meses tem como objetivo identificar as condições técnicas e jurídicas necessárias para criar e emitir uma moeda digital, sob a tutela do banco central.
No lado técnico, definiria o design da moeda digital do banco central (CBDC), um método de operação da CBDC, e se seria viável aplicar a tecnológica baseada em blockchain.
No lado jurídico, o programa analisaria as questões legais previstas ao introduzir a CBDC e logo prepararia um plano de emenda especifica para a Lei do Banco da Coréia.
O programa piloto é estabelecido da seguinte forma:
- Design da CBDC e definição de requisitos: 5 meses (março 2020 a julho 2020)
- Revisão da tecnológica: 5 meses (abril 2020 a agosto 2020)
- Analises e consulta do processo de negocio: 4 meses (setembro 2020 a dezembro 2020)
- Construção e prova do sistema piloto da CBDC: 12 meses (janeiro 2021 a dezembro 2021)
Convém destacar que, o Banco da Coreia disse que “não é necessário emitir uma CBDC num futuro próximo” porque a demanda do dinheiro continua a existir, entre outros fatores. No entanto, ainda precisa ser preparado para responder “rapidamente” ás futuras mudanças no setor de pagamentos.
O Banco da Coreia insinuou inicialmente que realizaria investigações da CBDC em dezembro de 2019. O Banco Central estava contratando especialistas na época para estudar as CBDC e analisar as iniciativas de moedas digitas de outros países.
Os bancos centrais de todo o mundo parecem ter acelerado seus esforços de investigação de moedas digitais. Na semana passada, o banco central da França também lançou um programa experimental para provar a integração do euro digital nos procedimentos de liquidação interbancária.
O Banco de Pagamentos Internacionais (BIS), considerado como «o banco central dos bancos centrais», disse recentemente que uma mudança no comportamento dos pagamentos causado pela pandemia do coronavírus, e a preocupação de que o dinheiro possa ser um fator determinante para a propagação da doença, poderia levar à demanda de métodos digitais como as CBDC.
No qual, o BIS comentou:
As infra-estruturas de pagamentos operada pelos bancos centrais resistentes e accessíveis poderia rapidamente se tornar mais proeminentes, incluindo as moedas digitais dos bancos centrais varejistas (CBDC).
Versão traduzida do artigo de Yogita Khatri publicado no The Block.
Banco Central de Corea del Sur / bok.cr.kr
Traduzido de: CriptoNoticias