Avançar na meta de codificar contratos inteligentes na rede de Cardano faz parte da nova folha de rota apresentada para esta plataforma, na qual a empresa expõe seus planos de desenvolvimento até o ano 2021.
O plano de trabalho foi apresentado neste 5 de junho como parte do redesenho de seu website, conforme se anuncia na conta de Twitter de Emurgo, a companhia que opera como braço financeiro e de investimentos de Cardano. O novo desenho descreve as atividades programadas em função de cinco fases, denominadas “eras”, as quais se identificam com os nomes de Byron, Shelley, Goguen, Basho e Voltaire.
A fase vigente da folha de rota atualmente é Goguen e descreve os planos até inícios do 2020. Nesta etapa, cujas atividades arrancaram este 2019, os projetos se centram no desenvolvimento dos contratos inteligentes. A este respeito, explica-se que para o cumprimento desse objetivo a empresa trabalha na melhora de Plutus, uma linguagem de programação utilizada especificamente para definir este tipo de contratos.
A ideia é que com esta solução se simplifique a execução do código, com o propósito de que os desenvolvedores utilizem somente uma linguagem de programação, tanto dentro como fora da cadeia de blocos. O plano inclui o desenvolvimento final de Marlowe, uma linguagem de domínio baseado em Plutus, com o qual também se procura não só facilitar a escritura dos contratos inteligentes, senão o acesso a um público mais amplo de desenvolvedores e investidores. Nesse sentido, a empresa recomenda provar esta ferramenta para começar a criar contratos no emulador Meadow.
A implementação de contratos inteligentes é um projeto que Cardano vem contemplando desde o ano passado, quando Plutus e Marlowe fizeram parte das utilidades acrescentadas durante a atualização da rede efetuada em dezembro de 2018.
De acordo com o que explica a companhia em sua folha de rota vigente, ainda faltam projetos que se implementarão dentro da era de Goguen. Estes planos, com seus respectivos relatórios técnicos, serão apresentando progressivamente no website.
Imagem destacada por Wit / stock.adobe.com
Traduzido de: CriptoNoticias